Lançamento de foguetes: despertando o interesse pelas ciências da natureza e matemática
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Resumo
Objetivo: Relatar a aplicação de um projeto interdisciplinar com foco na construção e lançamento de foguetes utilizando materiais alternativos, com o intuito de despertar o interesse dos estudantes pelas Ciências da Natureza e Matemática. Relato de experiência: A proposta foi desenvolvida com turmas da segunda série do Ensino Médio em uma escola da rede pública estadual da Paraíba. As atividades envolveram oficinas práticas, estudo de conceitos científicos, construção de protótipos, aplicação de questionário avaliativo e culminância com uma competição entre as turmas. Os estudantes demonstraram elevado nível de engajamento e participação ativa em todas as etapas do projeto. As equipes alcançaram marcas expressivas nos lançamentos e garantiram vaga na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Observou-se ainda o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, especialmente relacionadas à resolução de problemas e ao trabalho em equipe. Considerações finais: A experiência evidenciou que o uso de materiais acessíveis e a aplicação de metodologias ativas favorecem o protagonismo discente e fortalecem a articulação entre teoria e prática. O projeto também contribuiu para consolidar a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem, tornando os conteúdos mais significativos e contextualizados.
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