Direito à educação no ambiente hospitalar: (in)visibilidade das crianças internadas na percepção dos familiares

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Katharina Maria Cavalcante Batista
Silvana Rodrigues da Silva
Luzibênia Leal de Oliveira
Isabela Fernanda Macedo Rangel

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção dos familiares de crianças internadas acerca da continuidade do ensino ou acompanhamento pedagógico no ambiente hospitalar. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, realizada em um hospital do estado da Paraíba. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas fechadas e entrevistas com seis familiares, as quais foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise resultou em duas categorias: a (in)visibilidade da situação educacional de crianças internadas e o despertar para o ensino hospitalar. Resultados: Participaram 30 crianças, sendo 23 (76,7%) do sexo masculino e 07 (23,3 %) do sexo feminino, com média de 9 anos de idade e tempo médio de internação de 10 dias. A leucemia foi a doença mais prevalente (33%). Observou-se que 25 (86,2%) crianças estavam regularmente matriculadas em suas séries escolares, mas apenas 11 (36,7%) recebiam acompanhamento pedagógico durante a hospitalização e 19 (63,3%) não tinham esse acompanhamento. Conclusão: A escolarização no ambiente hospitalar ainda é um desafio, exigindo maior integração entre saúde e educação. É essencial que os hospitais promovam ações educativas que garantam a continuidade do processo de aprendizagem das crianças internadas.

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Como Citar
BatistaK. M. C., SilvaS. R. da, OliveiraL. L. de, & RangelI. F. M. (2025). Direito à educação no ambiente hospitalar: (in)visibilidade das crianças internadas na percepção dos familiares. Revista Acervo Educacional, 7, e21252. https://doi.org/10.25248/rae.e21252.2025
Seção
Artigos

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