Sequência didática para a aprendizagem das harmônicas utilizando a Série de Fourier

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Felipe de Moraes Serafini
Éder Julio Kinast

Resumo

Objetivo: Promover a aprendizagem dos conceitos de harmônicas por meio da aplicação das séries de Fourier, utilizando uma sequência didática interdisciplinar com o apoio de recursos digitais interativos. A proposta será desenvolvida ao longo de um semestre, na disciplina de Sinais e Sistemas do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Ritter dos Reis (UniRitter), campus Zona Sul de Porto Alegre, durante o período letivo de 2024. Métodos: A pesquisa terá abordagem qualitativa e quantitativa. Inicialmente será aplicado um questionário com a turma, composta por aproximadamente 20 alunos, para levantar conhecimentos prévios sobre harmônicas. Em seguida, serão utilizadas simulações interativas, um aplicativo educacional para dispositivos móveis e um jogo digital como estratégias de apoio à aprendizagem. Esses recursos didáticos compõem o produto educacional elaborado. Resultados: Espera-se que o uso de tecnologias educacionais promova maior engajamento dos alunos, favorecendo a compreensão dos conceitos relacionados às séries de Fourier. Os dados serão analisados com base no desempenho dos estudantes e na comparação dos resultados antes e após a aplicação das atividades propostas. Conclusão: A incorporação de metodologias ativas e recursos digitais se mostra promissora para o ensino de conteúdos complexos, tornando o aprendizado mais significativo, acessível e dinâmico.

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Como Citar
SerafiniF. de M., & Kinast Éder J. (2025). Sequência didática para a aprendizagem das harmônicas utilizando a Série de Fourier. Revista Acervo Educacional, 7, e21269. https://doi.org/10.25248/rae.e21269.2025
Seção
Artigos

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