Rebuscando o Português: por uma neuroplasticidade diferente

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Louise Bogea Ribeiro
Jussara da Silveira Derenji
Manoel da Silva Filho

Resumo

Resumo: Por meio de um relato de experiência, demonstramos um exemplo de ação educativa e inclusiva, direcionada a jovens de escola pública de ensino médio no contexto de iniciação científica que vem sendo praticada na Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto - SP, em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP). Como justificativa para o desenvolvimento do presente estudo, tem-se que a iniciação científica deve ser vista como uma ferramenta que pode melhorar a qualidade da Educação em diferentes campos do conhecimento, neste caso, em particular, referente ao processo de ensino aprendizagem de língua portuguesa. Para tanto, a metodologia de pesquisa empregada no presente estudo tratou-se do relato de experiência que se traduz em um texto acerca de dada experiência que possa vir a colaborar de maneira proeminente para um determinado campo de atuação. Utilizamos o software CalcuLetra cujo algoritmo é capaz de determinar a relativa dificuldade de compreensão textual para promover a assimilação de palavras incomuns da língua e sua posterior incorporação no repertório linguístico dos educandos. Concluímos que a utilização de estratégias metacognitivas beneficia a aprendizagem, promovendo o desenvolvimento da cognição e funções psicológicas superioras independentemente da idade e limitações advindas do próprio sujeito, conseguindo superá-las.

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Como Citar
RibeiroL. B., DerenjiJ. da S., & Silva FilhoM. da. (2020). Rebuscando o Português: por uma neuroplasticidade diferente. Revista Acervo Educacional, 2, e2494. https://doi.org/10.25248/rae.e2494.2020
Seção
Artigos