Relato de experiência: teoria especial da relatividade interação física-literatura em uma disciplina eletiva do ensino integral da Paraíba

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rafael Leal da Silva

Resumo

O presente trabalho tem a intenção de demonstrar o potencial didático na articulação entre física e literatura através de uma metodologia interdisciplinar como intercessão pedagógica estimulante nas aulas de física para alunos do ensino médio de uma escola pública estadual. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática com base no método proposto por Lima LD e Corrallo MV (2019). A partir da utilização de trechos do livro “As Crônicas de Nárnia”, assim como o primeiro filme da trilogia, aplicamos questionários a fim de realizar um paralelo entre o que se apresenta na obra e o que se espera do discurso científico. De acordo com nossos resultados, pudemos concluir que o uso da literatura como atividade didática para aquisição do conhecimento científico é bastante favorável e promissor para o ensino da física moderna, visto que essas obras possuem uma linguagem mais clara quando comparados aos textos encontrados em livros didáticos. No entanto, em tal prática interdisciplinar, que visa abandonar o método tradicional, vale ressaltar o desafio em manter o equilíbrio entre a cultura humanista e a cultura física.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
da SilvaR. L. (2020). Relato de experiência: teoria especial da relatividade interação física-literatura em uma disciplina eletiva do ensino integral da Paraíba. Revista Acervo Educacional, 2, e4003. https://doi.org/10.25248/rae.e4003.2020
Seção
Artigos