Letrando em tempos de cibercultura: o desafio no processo de alfabetizar

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Elizabete Ramalho Procópio
Anicézia Pereira Romanhol Bette
Georgina Maria de Faria Mucci

Resumo

Este artigo buscou como objetivo, por meio de revisão narrativa, discutir a necessidade de a escola se adequar à geração dos “nativos digitais”, no intuito de maximizar a qualidade de ensino, atender as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as demandas sociais na contemporaneidade. O percurso metodológico perpassou pela revisão bibliográfica sobre as dissonâncias existentes entre “nativos digitais” e “imigrantes digitais”, na realidade educacional, evidenciando as discussões sobre importância da reconfiguração metodológica das práticas de ensino, na escola, através da cibercultura e do ciberespaço. Na sequência, foi apresentado como esse espaço virtual deve ser usado na fase da alfabetização, conforme os preceitos da Base Nacional Comum Curricular. Ao final dos estudos, percebeu-se que para atender às expectativas dos “nativos digitais”, das orientações curriculares atuais e das demandas sociais, as lideranças político-administrativas deverão investir na infraestrutura tecnológica da escola pública, disponibilizando internet contínua e capacitando professores e profissionais da educação. Somado a isso, indispensável se torna a reformulação das metodologias dos educadores para essa transformação, além da parceria das famílias, universidades e da sociedade como um todo.

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Como Citar
ProcópioE. R., BetteA. P. R., & MucciG. M. de F. (2021). Letrando em tempos de cibercultura: o desafio no processo de alfabetizar. Revista Acervo Educacional, 3, e5134. https://doi.org/10.25248/rae.e5134.2021
Seção
Artigos