Relato de experiência: a construção de um curso pré-vestibular popular vinculado ao curso de medicina

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Lucas Vieira
Inauã Weirich Ribeiro
Leonardo Rickes da Rosa
Maria Isabel Lopes
Guilherme Liberato da Silva
Fernanda Rocha da Trindade

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência da dinâmica de seleção e funcionamento de um curso pré-vestibular popular criado e desenvolvido como projeto de extensão por alunos de medicina de uma universidade comunitária do estado do Rio Grande do Sul. Relato de experiência: Estudantes da graduação estruturaram um curso pré-vestibular e desenvolveram um modelo próprio de seleção, baseado em experiências prévias com processos seletivos e nas Multiple Mini-Interviews (MMI), o qual une a avaliação teórica (primeira etapa) com cenários temáticos (segunda etapa). A seleção visa abranger não somente competências cognitivas. A avaliação teórica evidenciou que os candidatos apresentaram dificuldades em matemática, química e física. Já os cenários temáticos contribuíram na identificação de candidatos que expressassem traços de trabalho em equipe, empatia, motivação e interesse em participar do projeto. Após o processo, o projeto se desenvolveu com aulas e simulados ao longo de um ano letivo. Considerações finais: A incorporação dos cenários temáticos contribuiu na redução das desistências ao longo do ano, à medida em que a avaliação teórica possibilitou o conhecimento das principais dificuldades dos candidatos. Portanto, a seleção, composta pelas duas etapas, coadunaram com as particularidades do projeto de extensão e auxiliaram na aproximação e manutenção dos alunos-acadêmicos da realidade regional em que a universidade está inserida.  

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Como Citar
VieiraL., RibeiroI. W., da RosaL. R., LopesM. I., da SilvaG. L., & da TrindadeF. R. (2021). Relato de experiência: a construção de um curso pré-vestibular popular vinculado ao curso de medicina. Revista Acervo Educacional, 3, e6855. https://doi.org/10.25248/rae.e6855.2021
Seção
Artigos