Relato de experiência: a construção de um curso pré-vestibular popular vinculado ao curso de medicina
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência da dinâmica de seleção e funcionamento de um curso pré-vestibular popular criado e desenvolvido como projeto de extensão por alunos de medicina de uma universidade comunitária do estado do Rio Grande do Sul. Relato de experiência: Estudantes da graduação estruturaram um curso pré-vestibular e desenvolveram um modelo próprio de seleção, baseado em experiências prévias com processos seletivos e nas Multiple Mini-Interviews (MMI), o qual une a avaliação teórica (primeira etapa) com cenários temáticos (segunda etapa). A seleção visa abranger não somente competências cognitivas. A avaliação teórica evidenciou que os candidatos apresentaram dificuldades em matemática, química e física. Já os cenários temáticos contribuíram na identificação de candidatos que expressassem traços de trabalho em equipe, empatia, motivação e interesse em participar do projeto. Após o processo, o projeto se desenvolveu com aulas e simulados ao longo de um ano letivo. Considerações finais: A incorporação dos cenários temáticos contribuiu na redução das desistências ao longo do ano, à medida em que a avaliação teórica possibilitou o conhecimento das principais dificuldades dos candidatos. Portanto, a seleção, composta pelas duas etapas, coadunaram com as particularidades do projeto de extensão e auxiliaram na aproximação e manutenção dos alunos-acadêmicos da realidade regional em que a universidade está inserida.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.