Intervenção educativa face a prestação dos primeiros socorros na formação básica escolar
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento de escolares sobre primeiros socorros antes e após uma intervenção educativa para alunos do ensino fundamental I. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, quase-experimental, de série temporal, com análise antes e depois da intervenção empregada por meio de palestras educativas à alunos do 5º ano, com idade mínima de 9 anos, sobre primeiros socorros. Devido a pandemia do Covid-19, ocorreu a participação de 14 alunos, subdivididos em dois grupos, pois estes necessitavam respeitar o distanciamento social. Resultados: A pesquisa evidenciou pouco ou nenhum conhecimento, portanto, baixo índice de acertos, referente a desmaios, apenas 5 alunos sabiam como proceder corretamente (35,7%), acidentes de trânsito, 6 alunos (42,8%) e queda, 4 alunos (28,6%); em contrapartida, quatro temas da palestra educativa, mesmo no pré-teste já obtiveram alta taxa de acertos, estes referiam-se a convulsão, afogamento e hemorragias, onde os 14 alunos (100%) responderam corretamente, no pré-teste e pós-teste. Conclusão: A intervenção educativa em saúde demonstrou-se imprescindível na aquisição de conhecimentos pelos escolares, permitindo maior percentual de acertos no pós-teste. As palestras educativas podem ser utilizadas como instrumento de instrução acerca de primeiros socorros, de forma divertida e descontraída, ampliando o nível de conhecimento dos alunos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.