Educação em saúde sobre primeiros socorros para leigos
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Investigar a importância da educação em saúde sobre primeiros socorros para leigos. Métodos: Foi realizado uma revisão integrativa e para isso, foram analisados 78 artigos das bases de dados LILACS, BDENF e SCIELO, dos quais 9 foram considerados pertinentes para a pesquisa. Resultados: Os resultados revelaram a urgente necessidade de capacitar alunos e professores em primeiros socorros, destacando a importância das parcerias institucionais na promoção da segurança escolar. Além disso, evidenciaram a eficácia das intervenções educativas na aquisição de conhecimento entre leigos e o papel crucial dos profissionais de saúde como educadores em saúde. Considerações finais: De acordo com as evidências científicas, é crucial reforçar a necessidade contínua de investimento em programas educativos abrangentes e acessíveis. Esses programas devem visar a redução do impacto dos acidentes e promover a segurança e o bem-estar em ambientes escolares, comunitários e familiares. O investimento contínuo nessas iniciativas é fundamental para garantir a conscientização, prevenção e resposta adequada a situações de risco, contribuindo para a proteção e qualidade de vida da população.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? 1ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf. Acessado em: 18 de maio de 2024.
3. BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas e agravos não transmissíveis no Brasil 2021-2030. Brasília: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/cartilhas/2021/09-plano-de-dant-2022_2030.pdf. Acessado em: 25 de junho de 2024.
4. BRITO JG, et al. Efeito de capacitação sobre primeiros socorros em acidentes para equipes de escolas de ensino especializado. Revista Brasileira de Enfermagem, 2020, 73.
5. CAMPOS AL, et al. Conhecimento dos professores de educação física das escolas estaduais de Cáceres/MT sobre primeiros socorros. Brazilian Journal of Health Review, 2021, 4(1): 3116–3136.
6. CANÁRIO MNM, et al. Recursos tecnológicos disponíveis para o aperfeiçoamento do processo de reanimação cardiopulmonar: revisão integrativa. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, 2024, 7(15).
7. CORREIA LFR, et al. A importância do ensino e aprendizagem de técnicas de primeiros socorros para leigos: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online), 2025, 11605–11605.
8. CUNHA MWN, et al . Conhecimentos de funcionários de creches sobre primeiros socorros com crianças antes e após treinamento ativo. Ciênc. cuid. Saúde, 2021, 20:e54591.
9. CRUZ KN da, et al . Intervenções de educação em saúde de primeiros socorros, no ambiente escolar: uma revisão integrativa. Enfermería Actual de Costa Rica, 2021, 40:43542.
10. CRUZ PJSC, et al. Educação popular em saúde: princípios, desafios e perspectivas na reconstrução crítica do país. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 2024, 28: e230550.
11. DANTAS RAN, et al. Abordagem dos primeiros socorros na escola: crianças, adolescentes e professores aprendendo a salvar vidas, 2018, 17(3):259-265.
12. DANTAS, HLL, et al. Como elaborar uma revisão integrativa: sistematização do método científico. Rev Recien, 2021, 12(37):334-345.
13. FERREIRA LA, et al. Capacitação em suporte básico de vida para vigilantes: uma atividade extensionista. Revista Extendere [Online], 2014, (2)1:123-34.
14. GRIMALDI MRM, et al. A escola como espaço para aprendizado sobre primeiros socorros. Revista de Enfermagem da UFSM, 2020, 10:1-15.
15. ILHA AG, et al. Educational actions on first aid for early childhood education teachers: a quasi- experimental study. Rev Esc Enferm USP, 2021, 55:e20210025.
16. LIMA MGQ, et al. Disseminação de informações sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes em uma comunidade ribeirinha. Revista Brasileira em Promoção da Saúde , 2020, 33:10053.
17. LIMA SSM, et al. Intervenção educativa para aquisição de conhecimento sobre primeiros socorros: revisão integrativa. Enfermagem Foco, 2021, 12(1): 147-153.
18. MATOS DON, et al. Inclusão da disciplina de primeiros socorros para alunos do ensino básico. Revista Interdisciplinar, , 2016, 9(3): 168-178.
19. MELO MLD, et al. Redes de colaboração intelectual: uma análise na formação e na produção científica dos docentes permanentes do programa de pós-graduação em ciência da informação. Informação & Informação, 2021, 26(2):131-154,
20. MOURA TVC, et al. Práticas educativas em primeiros socorros: relato de experiência extensionista. Revista Ciência em Extensão, 2018; 14(2): 180–187.
21. MOURA VA, et al. Tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros a pais e educadores: revisão integrativa. Ciênc. cuid. Saúde, 2021; 20: e54591.
22. NETO GNM, et al. Vivência dos professores acerca dos primeiros socorros na escola. Revista Brasileira de Enfermagem, 2018, 71(Suppl 4):1678-84.
23. NETO HV, et al. Estratégias de ensino de primeiros socorros a leigos: uma revisão integrativa. Revista Saúde - UNG-Ser, 2017, 11(3/4):75–85.
24. SANTOS AS e RORIZ BC. Implantação de cursos e treinamentos de primeiros socorros no ambiente escolar: uma revisão integrativa. Humanidades & Inovação, 2023; 10(14): 206-216.
25. SILVA DPD, et al. Primeiros socorros: objeto de educação em saúde para professores. Revista de Enfermagem UFPE on-line. 2018, 12 (5): 1444-53.
26. SILVA LCMA, et al. First aid teaching for schoolchildren: Scoping review, International Journal of Educational Research Open, 2023, 5:2666-3740.