Avaliação da influência de um projeto de palhaçaria sobre a empatia de acadêmicos de medicina

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Bruna Castanheira Camargos
Taís Lorrani Prado da Silva
Amanda Carolina Aguilar
Amanda Arantes Borges
Caique Gabriel Ambrósio Fonseca
Eliane Perlatto Moura
Lidiane Aparecida Pereira de Sousa

Resumo

Objetivo: Avaliar o impacto de um projeto de palhaçaria na empatia de estudantes de medicina. Métodos: Foi realizado estudo transversal quantitativo. A empatia dos estudantes foi avaliada por meio da escala de empatia de Jefferson Scale of Physician Empathy Revised (JSPE-R), por via digital. Foram analisados dois diferentes grupos de estudantes: participantes ou não do grupo de palhaçaria. Utilizou-se o software estatístico SPSS for Windows®, versão 21.0. Para comparação entre os grupos, foram usados teste T-Student ou Mann-Whitney, dependendo da normalidade dos dados e p<0,05. Resultados: Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas dos escores de empatia na comparação entre os dois grupos. Conclusão: Considerando-se a importância da empatia e meios de trabalho desse construto, estudos adicionais, com casuística maior e utilizando outros instrumentos de avaliação da empatia são necessários para maior investigação do assunto.

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Como Citar
CamargosB. C., SilvaT. L. P. da, AguilarA. C., BorgesA. A., FonsecaC. G. A., MouraE. P., & SousaL. A. P. de. (2022). Avaliação da influência de um projeto de palhaçaria sobre a empatia de acadêmicos de medicina. Revista Eletrônica Acervo Médico, 13, e10546. https://doi.org/10.25248/reamed.e10546.2022
Seção
Artigos Originais

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