O uso sem prescrição médica de Metilfenidato e Lisdexanfetamina por estudantes de Medicina

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Isabella Rodrigues Rousso
Tallita Lougon Duarte
Rafaela Ferreira do Nascimento
Ana Gabriella Chefer de Oliveira Silva
Maria Luiza Silva Barbosa
Marcos Antonio Mendonça

Resumo

Objetivo: Revisar a literatura sobre o uso sem prescrição médica de Metilfenidato e Lisdexanfetamina por estudantes de Medicina. Revisão bibliográfica: Substâncias capazes de estimular o cérebro apresentam diversas propriedades, entre elas, aumento da motivação, estado de alerta e tempo de vigília, por isso acadêmicos acabam se colocando em risco quando realizam a automedicação de estimulantes cerebrais, acreditando que serão obtidos melhor resultados em avaliações. Nos estudos disponíveis é observado que a maioria utiliza metilfenidato ou lisdexanfetamina em períodos de provas e de estresse, entretanto, faltam estudos que possam estabelecer a real prevalência do uso não prescrito de estimulantes cerebrais por acadêmicos de Medicina o que acabam interferindo diretamente na criação de medidas de saúde pública. Considerações finais: Diante da crescente eminente do uso de estimulantes não prescritos nos estudos existentes, faz-se necessário uma ampliação dessas pesquisas nas universidades brasileiras, a fim de se entender a prevalência existente e a realização de um diagnóstico dessa problemática para que sejam estabelecidas medidas de saúde pública.

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Como Citar
RoussoI. R., DuarteT. L., NascimentoR. F. do, SilvaA. G. C. de O., BarbosaM. L. S., & MendonçaM. A. (2024). O uso sem prescrição médica de Metilfenidato e Lisdexanfetamina por estudantes de Medicina. Revista Eletrônica Acervo Médico, 24, e15977. https://doi.org/10.25248/reamed.e15977.2024
Seção
Revisão Bibliográfica

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