O impacto das novas tecnologias digitais na acuidade visual de crianças e adolescentes

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Tallita Lougon Duarte
Luciano de Almeida Botelho
Isabella Rodrigues Rousso
Luanna Sousa Borges Silva
Maria Luiza Silva Barbosa
Nina Cavalcanti Trindade Marins
Rafaela Ferreira do Nascimento
Maria Eduarda Motta Ramalho
Ana Gabriella Chefer de Oliveira Silva
Emílio Conceição de Siqueira

Resumo

Objetivo: Analisar como ocorre o desenvolvimento de síndromes oculares a partir do uso de tecnologias digitais e, ainda, como prevenir o aparecimento e a progressão de patologias e distúrbios visuais em crianças e adolescentes. Revisão bibliográfica: Atualmente, diversas atividades que antes eram realizadas de forma física ou manual têm sido realizadas através das tecnologias digitais, seja para estudo, lazer e/ou trabalho. Com essas modificações, surgem preocupações acerca da sobrecarga sensorial, sobretudo visual, associada ao uso excessivo de dispositivos eletrônicos. Estudos indicam correlações entre o uso prolongado de telas e o desenvolvimento de problemas oculares, como miopia, além de sintomas da Síndrome da Visão do Computador, como olhos secos e visão turva. Além disso, em crianças, ocorre o agravamento do problema pela falta de percepção das alterações visuais, o que pode resultar em diagnósticos tardios. Considerações finais: É importante que sejam realizadas mais pesquisas para compreender melhor os impactos do uso de telas, buscando formas de tratamento para os sintomas oculares que parecem ser decorrentes do uso excessivo de telas. Como forma de minimizar esse impacto, recomenda-se uma exposição limitada às telas, supervisionadas por responsáveis, especialmente em crianças menores de dois anos.

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Como Citar
DuarteT. L., BotelhoL. de A., RoussoI. R., SilvaL. S. B., BarbosaM. L. S., MarinsN. C. T., NascimentoR. F. do, RamalhoM. E. M., SilvaA. G. C. de O., & SiqueiraE. C. de. (2024). O impacto das novas tecnologias digitais na acuidade visual de crianças e adolescentes. Revista Eletrônica Acervo Médico, 24, e16611. https://doi.org/10.25248/reamed.e16611.2024
Seção
Revisão Bibliográfica

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