Educação, Atenção Primária em Saúde e sustentabilidade

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Camila Gonçalo-Mialhe
Gabriela Leite Sanches Rodrigues

Resumo

Objetivo: Compartilhar a experiência vivenciada nas atividades de curricularização da extensão universitária voltada para educação, Atenção Primária em Saúde e sustentabilidade. Relato de experiência: A temática abordada foi o descarte adequado de medicamentos vencidos ou fora de uso. As ações foram desenvolvidas de modo articulado entre a disciplina de Atenção Primária e Educação em Saúde, a Comissão de Políticas de Sustentabilidade (CPS) e os acadêmicos do 2º ano do curso de medicina. Durante o primeiro semestre de 2023, os estudantes concretizaram a tarefa de aprendizagem vinculada à pesquisa e extensão, produzindo um material educativo, bem como coletando e destinando adequadamente 66 frascos vazios de medicamentos líquidos e sólidos; 200 blisters; 55 supositórios/filmes; 38 flaconetes/envelopes/latas; 807 cápsulas; 1781 drágeas/comprimidos; 466 glóbulos e 34 frascos com conteúdo líquido. Considerações finais: A curricularização da extensão universitária fundamenta-se na aproximação entre o meio acadêmico e a sociedade, trazendo o desafio complexo de atender a demanda da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Tanto a elaboração do programa e do cronograma quanto a execução dos 14 passos exigiram movimentação intensa de todos os atores envolvidos. As rodas de conversa foram fundamentais para os alinhamentos necessários à solução das questões que emergiram durante todo o processo de concretização das ações programadas.

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Como Citar
Gonçalo-MialheC., & Leite Sanches RodriguesG. (2024). Educação, Atenção Primária em Saúde e sustentabilidade. Revista Eletrônica Acervo Médico, 24, e17212. https://doi.org/10.25248/reamed.e17212.2024
Seção
Relatos de Experiência

Referências

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