Metodologias ativas de aprendizagem na educação médica

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Adriana Vieira Pereira
Beatriz Rocha de Oliveira
Gabriel Arruda Silva
Isabela Moreira Gomides Sardinha Carvalhêdo
Julia Batista Alves Martinez Palhares
Constanza Thaise Xavier Silva

Resumo

Objetivo: Identificar quais são as ferramentas utilizadas nas metodologias ativas que auxiliam na formação médica brasileira. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, a busca de artigos foi realizada nas bases de dados CAPES, SciELO e LILACS. A busca foi realizada em abril de 2024. Os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) foram: Estudantes, Ensino-Aprendizagem, Material de Ensino e Educação Médica e seus correspondentes em inglês, com as combinações dos operadores booleanos AND e OR. Os critérios de inclusão foram: publicações em português e inglês, estudos originais de natureza primária, de livre acesso, disponibilizados na íntegra e publicados entre 2019 e 2024. Resultados: Após a aplicação dos critérios, foram selecionados 15 estudos. Foram elencadas 4 principais ferramentas que auxiliam na aprendizagem: aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em equipe, estudo de caso e ensino baseado em simulação. Considerações finais: Verificou-se efetiva aplicação das ferramentas analisadas, e seus aspectos de influência, como protagonismo, motivação e a aquisição de conhecimento pelos alunos. As ações educacionais baseadas nas metodologias ativas consolidam a construção coletiva de conhecimentos por significação, em que diferentes situações da realidade vivenciadas são compartilhadas, democratizando oportunidades, para garantir uma educação permanente em saúde

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Como Citar
PereiraA. V., OliveiraB. R. de, SilvaG. A., CarvalhêdoI. M. G. S., PalharesJ. B. A. M., & SilvaC. T. X. (2025). Metodologias ativas de aprendizagem na educação médica. Revista Eletrônica Acervo Médico, 25, e18408. https://doi.org/10.25248/reamed.e18408.2025
Seção
Revisão Bibliográfica

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