Uso de metilfenidato por crianças e adolescentes com TDAH: efeitos terapêuticos e adversos

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Júlia Beatriz Carvalho Manarin
Renata David

Resumo

Objetivo: Determinar o uso de metilfenidato por crianças e adolescentes diagnosticadas com TDAH, estabelecendo seus efeitos terapêuticos e potenciais efeitos adversos, assim como os critérios utilizados na decisão médica de prescrição do fármaco aos jovens. Métodos: Revisão integrativa da literature nas bases de dados Lilacs, Scielo e PubMed de estudos publicados entre o período de 2013 e 2022. Foram utilizados os descritores “Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade”, “Metilfenidato” e “TDAH”. Resultados: A amostra final foi composta por 14 artigos, os quais abordaram o benefício do fármaco principalmente nas funções cognitivas e diversos efeitos adversos, como insônia, ansiedade, cefaleia, supressão do crescimento, eventos gastrointestinais, cardiovasculares e sintomas psicóticos. Não foi evidenciada a existência de uma diretriz que auxilie a decisão de prescrição do fármaco  Considerações finais: Os efeitos indesejados do metilfenidato foram bem estabelecidos e aprofundados nos estudos da amostra, enquanto os proveitos e repercussões nas interações sociais não receberam tal aprofundamento, podendo ser um empecilho para uma prescrição médica ética.

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Como Citar
ManarinJ. B. C., & DavidR. (2025). Uso de metilfenidato por crianças e adolescentes com TDAH: efeitos terapêuticos e adversos. Revista Eletrônica Acervo Médico, 25, e19644. https://doi.org/10.25248/reamed.e19644.2025
Seção
Revisão Bibliográfica

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