Avaliação do nível de conhecimento em primeiros socorros pelos acadêmicos de medicina da região do Alto Tietê
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Analisar o nível de conhecimento dos estudantes de medicina do primeiro e quarto ano da Faculdade de Medicina da região do Alto Tietê sobre o tema primeiros socorros. Métodos: Foi realizado um estudo transversal com a aplicação de um questionário online quali-quantitativo para analisar o nível de conhecimento dos estudantes, maiores de idade e de ambos os sexos, acerca das técnicas de primeiros socorros e das situações de emergência em que se sentem mais confortáveis para intervir. Foram elaboradas 37 questões de múltipla escolha abordando temas como: presença de sinais vitais, convulsões, entorse, suspeita de fratura da coluna cervical e imobilização, massagem cardíaca, distensão muscular, fraturas, desmaio e choque. Resultados: Durante a coleta de dados, foram obtidas 83 respostas. Entre as respostas fornecidas, observou-se que 97,6% dos estudantes concordavam com a necessidade do conhecimento das técnicas de primeiros socorros para evitar mortes e prevenir sequelas durante sua prática. Conclusão: O estudo evidencia a importância das intervenções e práticas educativas sobre primeiros socorros na formação dos estudantes de medicina. Esses conhecimentos serão essenciais para suas futuras práticas clínicas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BARUTCU CD et al. Level of Knowledge and Factors Affecting First Aid in Vocational High School Students. International Journal of Caring Sciences, 2017; 10 (3): 1563-1568.
3. BASTOS TR et al. Conhecimento de Estudantes de Medicina sobre Suporte Básico de Vida no Atendimento à Parada Cardiorrespiratória. Revista Brasileira de Educação Médica, 2020; 44 (4): e111.
4. CABRAL EV, OLIVEIRA MFA. Primeiros socorros na escola, conhecimento dos professores. Ensino, Saúde e Ambiente, 2017; 10 (1): 175-186.
5. CAVALCANTE JL. Avaliação do nível de conhecimento em primeiros socorros de acadêmicos do curso de educação física da UFRN. Dissertação (Bacharelado em Educação Física). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015; 12p.
6. FERNANDES CR et al. Conhecimento de Estudantes de Medicina sobre o Funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Revista Brasileira de Educação Médica, 2014; 38 (2): 253-260.
7. FILHO AR et al. A Importância do Treinamento de Primeiros Socorros no Trabalho. Revista Saberes, Faculdade de São Paul, 2015; 3 (2): 114-125.
8. LEMOS EFL et al. Educação em saúde: a experiência de alunos de medicina no ensino em primeiros socorros. Repositório UNB; 2012, n. 20.
9. MAIA ER et al. Conhecimentos em Atenção Pré-Hospitalar e Suporte Básico de Vida por Estudantes Recém-ingressos de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, 2014; p. 38 (1): 59–64.
10. NARDINO J et al. Atividades educativas em primeiros socorros. Revista Contexto e Saúde, 2012; 12 (23): 88-92.
11. OLIVEIRA, LGM et al. Crise de pânico: abordagem no pronto-socorro. Ensaios USF, 2017; 1 (1): 25–33.
12. PANDE S et al. Evaluation of retention of knowledge and skills imparted to first-year medical students through basic life support training. Adv Physiol Educ, 2014; 38 (1): 42-5.
13. PEREIRA KC, et al. A construção de conhecimentos sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros por parte do público leigo, 2015; 5(1): 1478-1485.
14. REINALDO MAS, ROCHA RM. Visita domiciliar de Enfermagem em Saúde Mental: ideias para hoje e amanhã. Revista Eletrônica de Enfermagem, 2002; 4 (2): 36-41.
15. SANTOS JR. A abordagem da equipe de enfermagem do protocolo de parada cardiorrespiratória na unidade básica de saúde. Revista Recien, 2018; 8(22): 34-41.
16. TIPA RO, BOBIRNAC G. Importance of basic life support training for first and second year medical students--a personal statement. J Med Life, 2010; 3(4): 465-467.