Educação continuada em saúde bucal para professores da educação infantil: contexto atual e importância para a odontologia preventiva

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rhayane da Conceição Monteiro
Ana Luiza Sarno Castro

Resumo

Esse artigo buscou discutir sobre a importância da educação continuada em saúde bucal para os professores da Educação Infantil através de uma revisão de literatura integrativa, realizada por meio da busca por artigos nas bases de dados bibliográficos BIREME, PubMed e SciELO, utilizando os descritores “Educação continuada em saúde bucal”; “Educação em saúde bucal na infância” e “Educação em saúde bucal para professores”, publicados nos últimos dez anos, nos idiomas português, espanhol ou inglês. A literatura revisada demonstrou que os professores, se capacitados, podem se tornar agentes multiplicadores na promoção de saúde bucal. Porém, há uma predominância de educadores que não reconhecem a relevância da sua participação nessa área devido a: ausência do tema durante a graduação; falta de capacitação e de materiais de apoio; escassez de programas educacionais voltados para a saúde bucal nas escolas. Por isso, se faz necessário a união entre a odontologia e a educação no ambiente escolar para melhorar a saúde bucal das crianças.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MonteiroR. da C., & CastroA. L. S. (2021). Educação continuada em saúde bucal para professores da educação infantil: contexto atual e importância para a odontologia preventiva. Revista Eletrônica Acervo Odontológico, 3, e6082. https://doi.org/10.25248/reaodonto.e6082.2021
Seção
Artigos

Referências

1. ARAGÃO AKR, et al. Conhecimento de Professores das Creches Municipais de João Pessoa Sobre Saúde Bucal Infantil. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria Clínica e Integrada, João Pessoa, 2010; 10(3): 393-398.

2. BARBOSA DE ANDRADE C et al. Conhecimento de pais/responsáveis sobre a cárie dentária na primeira infância. Odonto, 2015; 23(45-46): 29-36.

3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Instrutivo PSE. Passo a Passo PSE Programa Saúde na Escola – Tecendo caminhos da intersetorialidade. Brasília, 2011.

4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais. Brasília, 2012; 116.

5. CARDOSO ATG, et. al. Experiência de educação em saúde bucal em escola de educação infantil na República de Cabo Verde, África. Archives of Health Investigation, 2019; 8(5): 267-270.

6. COSTA MM, et al. Conhecimento e práticas em saúde bucal nas escolas de ensino fundamental de um município de pequeno porte do sertão paraibano. Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, 2014; 50(4): 193-202.

7. DOS SANTOS MC, LUIZ, MB. Conduzindo a Educação em Saúde na Educação Básica por meio da Anatomia Humana. Expressa Extensão, 2018; 23(2):146-160.

8. FARIA ML, WICHR P. Creche, criança e saúde. Revista Mineira de Enfermagem, 2014; 18(1): 142-146.

9. GARBIN CAS, et al. Conhecimento sobre Saúde Bucal por Concluintes de Pedagogia. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, 2012; 10(3): 453-462.

10. HALEEM A, et al. The role of repetition and reinforcement in school-based oral health education-a cluster randomized controlled trial. BMC Public Health, 2016; 16(1): 1-11.

11. KHURANA C, et al. Effectiveness of an oral health training program for school teachers in India: An interventional study. Journal of Education and Health Promotion, 2020; 9.

12. LIONTOU V, et al. Knowledge of preschool teachers in the prefecture of Attica of early childhood oral health. Association with their demographic and personal characteristics. European Archives of Paediatric Dentistry, 2016; 17: 467-474.

13. NUNES GP, et al. Evaluation of Dental Caries Behavior in Childhood: Health Promotion and Control. Journal of Health Sciences, 2019; 21(5): 500-503.

14. OLIVEIRA EEG, et al. Oral health assessment in school program health: who and how?. Revista Gaúcha de Odontologia. Porto Alegre, 2018; 66(2): 154-159.

15. SANTOS KT, et al. Saúde bucal nas escolas: relato de experiência. Revista Ciência em Extensão, 2012; 8(1): 161-169.

16. SANTOS MO, et al. Conhecimento e percepção sobre saúde bucal de professores e pré-escolares de um município baiano. Revista da Faculdade de Odontologia. Passo Fundo, 2015; 20(2): 172-178.

17. SIQUEIRA MFG, et al. Evaluation of an oral health program for children in early childhood. Revista Odonto Ciência, 2010; 25(4): 350-354.

18. VALARELLI FP, et al. Importância dos programas de educação e motivação para saúde bucal em escolas: relato de experiência. Odontologia Clínico-Científica. Recife, 2011; 10(2): 173-176.