A monitoria de ensino e suas contribuições na formação acadêmica: um relato de experiência

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jucilene Luz Neves
Rogéria de Sousa Rodrigues
Thaís Neves de Souza
Danielle Oliveira da Silva
Geice Kelly da Costa Soares Garcia
Laina Fernanda Sampaio Martins Paiva
Danielle Farias da Costa Oliveira
Vanessa Stephany Souza da Silva
Maria Francilene da Silva Garcia
Gleice de Araujo Steinheuser

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem durante a monitoria e a importância desse processo para a formação acadêmica das discentes. Relato de experiência: As atividades de monitoria desenvolveram-se no centro universitário por monitoras da disciplina Bases Históricas e Teóricas de Enfermagem e Semiologia e Semiotécnica II, do curso de Bacharelado em Enfermagem de um Centro Universitário localizado em um município do estado do Pará. No dia 15/03/2021 deu-se início às atividades de monitoria nas referidas disciplinas, onde foram elaboradas e realizados diversas atividades remotas e presenciais dado o período vigente, sendo relevante para o aprendizado teórico prático dos monitores e dos alunos monitorados além da aproximação do discente e docente. Considerações finais: Por fim, o programa da monitoria é relevante para o monitor à medida que desperta o interesse pela docência, e reforça a importância da busca constantes de informações, contribuindo com o ensino aprendizagem e melhor fixação das temáticas abordadas dentro da disciplina.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NevesJ. L., RodriguesR. de S., SouzaT. N. de, SilvaD. O. da, GarciaG. K. da C. S., PaivaL. F. S. M., OliveiraD. F. da C., SilvaV. S. S. da, GarciaM. F. da S., & SteinheuserG. de A. (2022). A monitoria de ensino e suas contribuições na formação acadêmica: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(8), e10712. https://doi.org/10.25248/reas.e10712.2022
Seção
Relatos de Experiência

Referências

1. ANDRADE EGR, et al. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Rev. Bras. Enferm, 2018; 71(l 4): 1596-603.

2. BARBOSA I E B, et al. Monitoria acadêmica de anatomia humana aplicada à enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 2021; 9: e6183.

3. BARROS AWMS, et al. Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura. Braz. J. Hea. Rev. Curitiba, 2020; 3(3): 4785-4794.

4. BURGOS CN, et al. Monitoria acadêmica na percepção dos Estudantes de enfermagem. Rev. enferm. UFSM, 2019; 9(e37): 1-14.

5. BORBA PLO, et al. Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 2020; 28: 1103-1115.

6. CUNHA SL, NOGUEIRA FC. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Encontro de extensão, docência e iniciação científica (EEDIC), 2019; 4(1).

7. CONCEIÇÃO EJ, et al. A importância da monitoria acadêmica no processo de ensino-aprendizagem na formação dos alunos de fisioterapia e medicina: relato de experiência. Plataforma Digital, 2017; 1-9.

8. DA SILVA CC, et al. Monitoria acadêmica em enfermagem em doenças infecciosas e parasitárias: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; 11(11): e579.

9. DE SOUSA AA, et al. Da monitoria de ensino na formação profissional em enfermagem: relato de experiência. Rev saúde.com, 2021; 17(1): 2081-2086.

10. DE SOUSA MS, et al. A monitoria acadêmica como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Científico, 2019; 6: e1662.

11. DO NASCIMENTO JT, et al. Monitoria como espaço de iniciação à docência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(2): e5577.

12. GONÇALVES MF, et al. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, 2021; 3(1): e313757-e313757.

13. GUIMARÃES J C, et al. Vivência de estudantes de enfermagem como monitores na disciplina de semiologia e Semiotécnica: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; (31): e1012.

14. OLIVEIRA GC, et al. Papel da monitoria na formação acadêmica: um relato de experiência. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, 2019; 2(2.0).

15. PASTORE MN. Processos de formação e cenários de ensino-aprendizagem: discussão sobre práticas em saúde e educação em serviço no curso de graduação em Terapia Ocupacional da FMUSP. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 2018; 26(2): 431-441.

16. QUEIROZ MB, et al. Importância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem na formação de alunos e monitores em odontologia: relato de Experiência. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação cientifica (EEDIC), 2015; 5(1).

17. QUEIROZ P, PAREDE D. A importância da monitoria para iniciação docente do monitor: relato de experiência. Conexão Unifametro diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis Semana acadêmica, 2019; 2357-8645.

18. SILVA FV, et al. A importância da monitoria remota na formação acadêmica do estudante de Enfermagem. Research, Society and Development, 2021; 10(3): e43610313463-e43610313463.

19. SILVA EA, SANTOS MMM. Monitoria: sua importância na formação docente. Inovação Pedagógica, 2015; 1(1).