A monitoria de ensino e suas contribuições na formação acadêmica: um relato de experiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem durante a monitoria e a importância desse processo para a formação acadêmica das discentes. Relato de experiência: As atividades de monitoria desenvolveram-se no centro universitário por monitoras da disciplina Bases Históricas e Teóricas de Enfermagem e Semiologia e Semiotécnica II, do curso de Bacharelado em Enfermagem de um Centro Universitário localizado em um município do estado do Pará. No dia 15/03/2021 deu-se início às atividades de monitoria nas referidas disciplinas, onde foram elaboradas e realizados diversas atividades remotas e presenciais dado o período vigente, sendo relevante para o aprendizado teórico prático dos monitores e dos alunos monitorados além da aproximação do discente e docente. Considerações finais: Por fim, o programa da monitoria é relevante para o monitor à medida que desperta o interesse pela docência, e reforça a importância da busca constantes de informações, contribuindo com o ensino aprendizagem e melhor fixação das temáticas abordadas dentro da disciplina.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BARBOSA I E B, et al. Monitoria acadêmica de anatomia humana aplicada à enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 2021; 9: e6183.
3. BARROS AWMS, et al. Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura. Braz. J. Hea. Rev. Curitiba, 2020; 3(3): 4785-4794.
4. BURGOS CN, et al. Monitoria acadêmica na percepção dos Estudantes de enfermagem. Rev. enferm. UFSM, 2019; 9(e37): 1-14.
5. BORBA PLO, et al. Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 2020; 28: 1103-1115.
6. CUNHA SL, NOGUEIRA FC. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Encontro de extensão, docência e iniciação científica (EEDIC), 2019; 4(1).
7. CONCEIÇÃO EJ, et al. A importância da monitoria acadêmica no processo de ensino-aprendizagem na formação dos alunos de fisioterapia e medicina: relato de experiência. Plataforma Digital, 2017; 1-9.
8. DA SILVA CC, et al. Monitoria acadêmica em enfermagem em doenças infecciosas e parasitárias: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; 11(11): e579.
9. DE SOUSA AA, et al. Da monitoria de ensino na formação profissional em enfermagem: relato de experiência. Rev saúde.com, 2021; 17(1): 2081-2086.
10. DE SOUSA MS, et al. A monitoria acadêmica como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Científico, 2019; 6: e1662.
11. DO NASCIMENTO JT, et al. Monitoria como espaço de iniciação à docência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(2): e5577.
12. GONÇALVES MF, et al. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, 2021; 3(1): e313757-e313757.
13. GUIMARÃES J C, et al. Vivência de estudantes de enfermagem como monitores na disciplina de semiologia e Semiotécnica: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; (31): e1012.
14. OLIVEIRA GC, et al. Papel da monitoria na formação acadêmica: um relato de experiência. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, 2019; 2(2.0).
15. PASTORE MN. Processos de formação e cenários de ensino-aprendizagem: discussão sobre práticas em saúde e educação em serviço no curso de graduação em Terapia Ocupacional da FMUSP. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 2018; 26(2): 431-441.
16. QUEIROZ MB, et al. Importância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem na formação de alunos e monitores em odontologia: relato de Experiência. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação cientifica (EEDIC), 2015; 5(1).
17. QUEIROZ P, PAREDE D. A importância da monitoria para iniciação docente do monitor: relato de experiência. Conexão Unifametro diversidades tecnológicas e seus impactos sustentáveis Semana acadêmica, 2019; 2357-8645.
18. SILVA FV, et al. A importância da monitoria remota na formação acadêmica do estudante de Enfermagem. Research, Society and Development, 2021; 10(3): e43610313463-e43610313463.
19. SILVA EA, SANTOS MMM. Monitoria: sua importância na formação docente. Inovação Pedagógica, 2015; 1(1).