O uso de vídeo educativo como estratégia de treinamento de profissionais da saúde sobre correta utilização de EPI’s durante a pandemia da Covid-19

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Pedro Elias Souza
Paulo Roberto Moss Lopes
Guilherme Vieira Pereira
Claudete Barbosa Ruschival
Rosane Dias da Rosa
Jonas Byk
Fernando Luiz Westphal

Resumo

Objetivo: Avaliar o ensino através de vídeos como estratégia de treinamento de profissionais de saúde de 4 municípios do interior do Amazonas no correto manuseio de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) durante procedimentos geradores de aerossóis. Métodos: Foi realizado um estudo quase-experimental com profissionais de 4 municípios do interior do Amazonas. O conhecimento sobre o manuseio de EPI’s validou-se por um questionário de múltipla escolha, através da plataforma Google Forms, que abordava os eventos-chave de paramentação e desparamentação durante a realização de procedimentos geradores de aerossóis. O mesmo foi aplicado antes (pré-teste) e depois (pós-teste) da apresentação dos vídeos, avaliando a evolução das respostas. Resultados: Foram incluídos no estudo 80 profissionais de saúde, com média de idade de 35,9 anos, sendo a maioria do gênero feminino (61.3%). Houve aumento percentual em 7 dos 12 questionamentos, com melhora estatística significativa nas questões 4 (p<0.001), que tratava da sequência de paramentação de EPI’s, e 8 (p<0.001), abordando o uso da máscara N95. Conclusão: A capacitação profissional através de mecanismos remotos se apresenta como recurso valioso para disseminação do conhecimento para os trabalhadores da saúde do interior do Amazonas, os quais sofrem com o isolamento causado pela pandemia e pela falta de infraestrutura.

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Como Citar
SouzaP. E., LopesP. R. M., PereiraG. V., RuschivalC. B., RosaR. D. da, BykJ., & WestphalF. L. (2023). O uso de vídeo educativo como estratégia de treinamento de profissionais da saúde sobre correta utilização de EPI’s durante a pandemia da Covid-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(4), e11965. https://doi.org/10.25248/reas.e11965.2023
Seção
Artigos Originais

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