Conhecimentos acerca de ressuscitação cardiopulmonar por acadêmicos da área de saúde
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Analisar o conhecimento dos acadêmicos da área de saúde acerca de ressuscitação cardiopulmonar. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com artigos indexados na Scielo e Pubmed entre 2018 e 2022. Na busca, os seguintes termos foram utilizados por meio dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Ressuscitação Cardiopulmonar, Estudantes, Conhecimentos e Suporte Básico. Utilizou-se como questão norteadora: Qual o nível de conhecimento dos acadêmicos sobre ressuscitação cardiopulmonar? Resultados: A busca inicial resultou em 439 artigos. Após a aplicação dos critérios de seleção e elegibilidade, permaneceram nesta revisão 11 artigos. Foram analisados fatores que contribuíram diretamente para o bom nível de conhecimento dos acadêmicos, tais como: idade, nível de progresso acadêmico, treinamento prévio, sexo e experiência profissional. Considerações finais: O estudo possibilitou identificar lacunas no processo de aprendizagem que resultaram em uma menor retenção de habilidades pelos acadêmicos da área de saúde, demonstrando um nível de conhecimento satisfatório relacionado à teoria e inferior ao que diz respeito à prática.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. AWADALLA NJ, et al. Experience of basic life support among king khalid university health profession students, southwestern Saudi Arabia. Int J Environ Res Public Health. 2020; 17: 4822.
3. BASTOS TR, et al. Conhecimento de estudantes de medicina sobre suporte básico de vida no atendimento à parada cardiorrespiratória. Rev Bras Educ Med. 2020; 4: 44.
4. BOAVENTURA AP e MIYADAHIRA AMK. Programa de capacitação em ressuscitação cardiorrespiratória com uso do desfibrilador externo automático em uma universidade. Rev Gaúcha Enferm. 2012; 33(1): 191–4.
5. BRANDÃO MGSA, et al. Autoconfiança, conhecimento e habilidade acerca da ressuscitação cardiopulmonar de internos de enfermagem. Rev Cuid. 2020; 11: e982.
6. BUKIRAN A, et al. Conhecimento da equipe de enfermagem sobre ressuscitação cardiopulmonar. Rev. Eletr. Enferm. 2019; 21: 1-8.
7. CARVALHO LR, et al. Fatores associados ao conhecimento de pessoas leigas sobre suporte básico de vida. Rev Elet Enf Actual en Costa Rica. 2020; 38: 4-13.
8. COLET D, et al. Sinegalia AC. Acadêmicos e profissionais da odontologia estão preparados para salvar vidas? Rfo. 2015; 16(1): 25-9.
9. DUARTE HMS; DIXE MACR. Conhecimentos dos estudantes de enfermagem sobre suporte básico de vida. Rev Enf Ref. 2021; 13(5): e20086.
10. EVERETT-THOMAS. Cardiopulmonary resuscitation knowledge among nursing students: a questionnaire-based study. Anatol J Cardiol. 2017; 17(2): 146.
11. FERNANDES CR, et al. Conhecimento de Estudantes de Medicina sobre Suporte Básico de Vida no Atendimento à Parada Cardiorrespiratória. Revista brasileira de educação médica. 2020; 44(4): e111.
12. GALVÃO SBT, et al. Conhecimento de acadêmicos da saúde sobre ressuscitação. J. res. fundam. care. 2019; 11(4): 957-61.
13. GONZALEZ MM, et al. I Diretriz de ressuscitação cardiopulmonar e cuidados cardiovasculares de emergência da sociedade brasileira de cardiologia. Arq Bras Cardiol. 2013; 101: 3-4.
14. KALIL R, et al. Atualização da Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol. 2019; 113: 460.
15. KAWAKAME PMG, MIYADAHIRA AMK. Avaliação do processo ensino-aprendizagem de estudantes da área da saúde: manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Rev Esc Enferm USP. 2015; 49: 657-64.
16. KWIECIEŃ-JAGUŚ K, et al. A Cross-International Study to Evaluate Knowledge and Attitudes Related to basic life support among undergraduate nursing students-a questionnaire study. Int J Environ Res Public Health. 2020; 17: 4116.
17. MENDEZ-MARTINEZ C, et al. Acquisition of knowledge and practical skills after a brief course of BLS-AED in first-year students in nursing and physiotherapy at a Spanish university. Int J Environ Res Public Health. 2019; 16: 1-5.
18. MORETTI MA, et al. Retention of Cardiopulmonary Resuscitation Skills in Medical Students. Arq Bras Cardiol. 2021; 117: 1030-5.
19. OLIVEIRA SS, et al. Suporte básico de vida: avaliação do conhecimento dos graduandos de enfermagem. J Health Sci Inst. 2014; 32: 53-8.
20. OTEIR AO, et al. Cardiopulmonary resuscitation level of knowledge among allied health university students in Jordan: a cross-sectional study. BMJ Open. 2019; 9: e031725.
21. PELEK CA, et al. Nível de conhecimento sobre suporte básico de vida entre formandos da área de saúde. Rev Bras Educ Med. 2021; 45: 78.
22. SILVA DAF, et al. Ensino em enfermagem e tomada de decisão: Guideline 2015-2010. Ens, Saúde e Amb. 2013; 6(3): 83-95.
23. SSEWANTE N, et al. Basic life support, a necessary inclusion in the medical curriculum: a cross-sectional survey of knowledge and attitude in Uganda. BMC Medical Education. 2022; 22: 140.
24. STURNY L, et al. Differences in basic life support knowledge between junior medical students and lay people: web-based questionnaire study. J Med Internet Res. 2021; 23: e25125.