A importância da liga acadêmica de cirurgia para acadêmicos medicina
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de medicina de uma liga de cirurgia frente às atividades extracurriculares desenvolvidas em ensino, pesquisa e extensão universitária. Relato de experiencia: Durante o período de 2021-2022 foram realizadas pela liga encontros com o desenvolvimento de atividades, em sua grande maioria teóricas, não se restringindo a um tema específico, mas procurando trabalhar de maneira a ampliar a visão dos seus integrantes sobre o binômio-saúde-doença. A diversidade de temas abordados refletiu a busca por uma visão abrangente da prática cirúrgica e da medicina em geral. A liga se esforçou para difundir o conhecimento por meio de abordagens teórico-práticas, destacando condutas padronizadas no atendimento à comunidade. Considerações finais: Ao longo dos semestres a liga proporcionou aos seus membros conhecimentos e vivência na área da cirurgia, contribuindo para que os acadêmicos aprofundassem seus conhecimentos teóricos em cirurgia e direcionando-os para uma maior interesse para com a especialidade.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ANDREONI S, et al. O perfil das ligas acadêmicas de angiologia e cirurgia vascular e sua eficácia no ensino da especialidade. Jornal Vascular Brasileiro, 2019; 18(63): 1-5.
3. ANJOS JSM, et al. O papel das Ligas Acadêmicas de saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2023; 23(1): e11476.
4. CARNEIRO JA, et al. Liga acadêmica: instrumento de ensino, pesquisa e extensão universitária. Meridiano Journal of Global Studies, 2015; 6(1): 667-679.
5. CAVALCANTE ASP, et al. As ligas acadêmicas na área da saúde: lacunas do conhecimento na produção científica brasileira. Revista Brasileira de educação médica, 2018; 42(1): 199-206.
6. ETGETON M, et al. Atuação da Liga Acadêmica de Anatomia Clínica e Cirúrgica na pandemia: um relato de experiência. Research, Society and Development, 2022; 11(1): e41011125059.
7. FERREIRA DAV, et al. Academic leagues: a Brazilian way to teach about cancer in medical universities. BMC medical education, 2015; 15(1): 1-7.
8. HAMAMOTO FILHO PT. Ligas acadêmicas: motivações e críticas a propósito de um repensar necessário. Revista Brasileira de Educação Médica, 2011; 35(4): 535-543.
9. LEAL GC, et al. A criação da Liga Acadêmica Interprofissional em Atenção à Saúde durante a pandemia e o seu impacto na formação de universitários. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(11): e9307.
10. MARTINS ML, et al. A importância das ligas acadêmicas no processo de integração e acolhimento do ingressante no curso de medicina: Relato de experiência. Revista Pró-UniverSUS, 2019; 10(1): 2-19.
11. OKAMOTO JM et al. A liga acadêmica de clínica e cirurgia cardíaca: relato de experiência. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 2018; 15(30): 56-65.
12. PÊGO-FERNANDESI PM e MARIANIII AW. O ensino médico além da graduação: ligas acadêmicas. Rev Bras Educ Med, 2011; 31(2): 166-172.
13. PONTES CO, et al. A importância das ligas acadêmicas para a formação universitária. Gep News, 2021; 5(1): 466-472.
14. QUEIROZ GVR, et al. A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência. Brazilian Journal of Development, 2020; 6(6): 40159-40203.
15. QUEIROZ SJ, et al. A importância das ligas acadêmicas na formação profissional e promoção de saúde. Revista Fragmentos de Cultura-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, 2014; 24(8): 73-78.
16. ROCHA MA, et al. Visita domiciliar e a importância da equipe multidisciplinar no sistema único de saúde: um relato de experiência. Research, Society and Development, 2022; 11(3): e40911326871.
17. SANTANA ACDA. Ligas acadêmicas estudantis. O médico e a realidade. Medicina (Ribeirão Preto), 2012; 45(1): 96-98.
18. SILVA SA e FLORES O. Ligas acadêmicas no processo de formação dos estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica, 2015; 39 (3): 410-417.
19. TORRES AR, et al. Ligas Acadêmicas e formação médica: contribuições e desafios. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 2008; 12(27): 713-720.
20. VASCONCELOS ABS, et al. Relato de experiência da liga acadêmica de pediatria de uma instituição de ensino superior pública do estado de Mato Grosso. Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina, 2020; 1(12): 10-21.