Impacto da Síndrome do Impostor no âmbito acadêmico e profissional
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Analisar a prevalência, os determinantes e as estratégias de manejo da Síndrome do Impostor (SI) entre estudantes e profissionais, com foco especial nas implicações acadêmicas e na saúde mental. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que incorpora uma gama interdisciplinar de estudos, englobando análise de dados, estudos transversais, clínicos randomizados e entrevistas. Foram selecionados estudos significativos conduzidos em diversos contextos geográficos e linguísticos, resultando em uma amostra representativa de pesquisas publicadas em português, inglês e espanhol. Resultados: Os estudos apontam para uma alta incidência de SI, com variabilidade conforme fatores como gênero, idade, estágio de carreira e contexto cultural. As estratégias de coping, o mindfulness e os grupos de apoio mostraram-se relevantes na prevenção e recuperação da SI, enquanto programas motivacionais foram essenciais para melhorar o desempenho acadêmico e as habilidades de liderança dos estudantes. Considerações finais: A SI apresenta-se como um fenômeno psicológico complexo que demanda abordagens multidisciplinares para seu manejo. Intervenções psicoeducacionais e o desenvolvimento de políticas institucionais inclusivas são imperativos para a mitigação do impostorismo e para o fortalecimento da resiliência e bem-estar nos contextos acadêmico e profissional.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ALESSANDRA BRS e SEGUNDO MMJ. Frecuencia del síndrome del impostor en estudiantes de medicina humana de una universidad privada, Lambayeque. Faculdade de Ciências da Saúde, 2021; 1.
3. ARAÚJO R de A, et al. Quem tem medo da pós-graduação? Estudo acerca do fenômeno do impostor, estratégias de coping e o perfil acadêmico. Revista Gestão Universitária na América Latina, 2023; 16(1): 47-71.
4. AWINASHE MV, et al. Self-doubt masked in success: Identifying the prevalence of impostor phenomenon among undergraduate dental students at Qassim University. Journal of Taibah University Medical Sciences, 2023; 18(5): 926-932.
5. CAMPOS IF de S, et al. Síndrome do impostor e sua associação com depressão e burnout entre estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, 2022; 46(2).
6. CHAKRAVERTY D. Faculty Experiences of the Impostor Phenomenon in STEM Fields. CBE Life Sciences Education, 2022; 21(4): 1-16.
7. CHANG, S. et al. Intervening on impostor phenomenon: prospective evaluation of a workshop for health science students using a mixed-method design. BMC Medical Education, 2022; 22(1): 1-10.
8. DINIZ MLCS, et al. Nível de Síndrome do Impostor em estudantes de medicina. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2023; 23(1): e11735.
9. FAINSTAD T, et al. Effect of a Novel Online Group-Coaching Program to Reduce Burnout in Female Resident Physicians: A Randomized Clinical Trial. JAMA Network Open, 2022; 5(5): 1-14.
10. GIBSON C e LOCKWOOD P. Impostor phenomenon traits in radiography students: Findings from a UK pilot survey. Radiography, 2023; 30(1): 61-65.
11. KUPPUSAMY PDA, et al. How Impostor Syndrome Affects Academic Performance and Leadership Virtues among Undergraduate Clinical Year Medical Students. Asian Journal of Medicine and Health, 2022; 20: 172-180.
12. LAWATI AA, et al. Investigating impostorism among undergraduate medical students at Sultan Qaboos University: a questionnaire-based study. Cureos, 2023; 15(9): 1-8.
13. LEACH PK, et al. Impostor Phenomenon and Burnout in General Surgeons and General Surgery Residents. Journal of Surgical Education, 2019; 76(1): 99-106.
14. MCWILLIAMS D, et al. Impostor Phenomenon in Undergraduate and Doctor of Pharmacy Students at a Small Private University. American Journal of Pharmaceutical Education, 2023; 87(1): 34-38.
15. MEURER AM e COSTA F. Eis o Melhor e o Pior de Mim: Fenômeno Impostor e Comportamento Acadêmico na Pós-Graduação Stricto Sensu dos Cursos da Área de Negócios. International Accountig, 2019; 1-20.
16. NUNES HJM. Fenômeno do Impostor em Estudantes de Medicina. Universidade Beira Interior, 2021; 1.
17. OGEDA CMM, et al. Autoeficácia e Síndrome do Impostor em pós-graduandos: um retrato da pandemia da COVID-19. Interação em Psicologia, 2023; 26(3): 254-63.
18. OGUNYEMI D, et al. Improving wellness: Defeating Impostor syndrome in medical education using an interactive reflective workshop. PLoS ONE, 2022; 17(8): 1-13.
19. SOARES AKS, et al. Fenômeno do Impostor e Perfeccionismo: Avaliando o Papel Mediador da Autoestima. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 2021; 21(1): 116-135.
20. ZAED I, et al. The prevalence of imposter syndrome among young neurosurgeons and residents in neurosurgery: a multicentric study. Neurosurgical Focus, 2022; 53(2): 1-5.