Monitoria acadêmica na disciplina de semiologia e semiotécnica em uma universidade no interior do Amazonas
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) durante o exercício da monitoria na disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem. Relato de experiência: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos do sétimo período do Curso de Bacharel em Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a partir do desenvolvimento de monitoria na disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem. Este será apresentado em três etapas: Descrição da disciplina, Descrição da monitoria e Experiência vivenciada. Considerações finais: Todas as metas e expectativas estabelecidas para a monitoria foram não apenas atingidas, mas também superadas. Dessa forma, é crucial promover cada vez mais a monitoria, pois é um meio de cultivar indivíduos autônomos e críticos que priorizam o cuidado com os outros, alinhando-se com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BARROS AWMS, et al. Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Health Review, 2020; 3(3): 4785-4794.
3. BRANCO JUNIOR A, et al. Monitores no processo ensino e aprendizagem: avaliação da tríade envolvida. EDUCA –Revista Multidisciplinar em Educação, 2018; 5(10): 149-164.
4. BURGOS C, et al. Monitoria académica na percepção dos estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem da UFSM, 2019; v. 9, n. 12019; 9: 1.
5. COLARES KTP e OLIVEIRA W. Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere, 2018; 6(2): 300-320.
6. DEMİRAY A, et al. O Efeito da Simulação de Alta Fidelidade na Melhoria das Habilidades de Exame Físico de Estudantes de Enfermagem. International Journal of Nursing, 2020; 7(1): 8-17.
7. FERNANDES RM, et al. Ensino do exame físico cardiovascular em enfermagem: simulação clínica. Revista Brasileira de Enfermagem, 2020;73.
8. HAAG GS, et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Rev. Brasileira de enfermagem, 2017; 61(2): 215-220.
9. MACEDO ILJD, et al. Incidentes envolvendo Semiologia nas atividades práticas de graduandos de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 2018; 71: 1572-1579.
10. MESQUITA GN, et al. Métodos de ensino integrados em monitoria de anatomia e Histologia: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; 30: e1370.
11. NASCIMENTO JT, et al. Monitoria como espaço de iniciação à docência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(2): e5577.
12. SANTOS AG e PEREIRA CV. Desafios da monitoria acadêmica durante a pandemia da COVID-19 ansiedade e incerteza: um relato de experiência. Estação Científica, 2023; 17.
13. SILVA AKA, et al. Contribuições da monitoria acadêmica para a formação em enfermagem: revisão integrativa. Revista Enfermagem Atual In Derme, 2021; 95: 33.
14. SILVA CC, et al. Monitoria acadêmica em enfermagem em doenças infecciosas e parasitárias: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; 11(11): e579.
15. SILVA FV, et al. A importância do acompanhamento remoto na formação acadêmica dos estudantes de enfermagem. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 2021; 3: e436110313463.
16. SILVEIRA E e SALES F. A importância do programa de monitoria no ensino de Biblioteconomia da Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC). InCID.: Revista de Ciência da Informação e Documentação, 2016; 7(1): 131-149.
17. SOUSA AA, et al. Da monitoria de ensino na formação profissional em enfermagem: relato de experiência. Rev saúde.com, 2021; 17(1): 2081-2086.
18. SOUSA MS, et al. A monitoria acadêmica como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Científico, 2019; 6: e1662
19. SOUZA MS, et al. Monitoria de enfermagem da disciplina de semiologia e semiotécnica: um relato de experiência. Research, Society and Development, 2021; 10(3): e37310313462-e37310313462.
20. STEINDORFF G, et al. Monitoria acadêmica no componente curricular de Semiotécnica em Enfermagem: Relato de experiência. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017.
21. TAVARES JS, et al. Contribuições da monitoria de anatomia humana na formação acadêmica de estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE on line. 2017; 11(8):3176–9.