Práticas pedagógicas usuais do enfermeiro docente para superação do modelo tradicional de ensino

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Francisco Lucas de Lima Fontes
Rosane da Silva Santana
José Gilvam Araújo Lima Junior
Josélia Costa Soares
Márcia Sandra Rêgo de Sousa
Ilana Maria Brasil do Espírito Santo
Janária Oliveira Figueiredo
Karine do Nascimento Miranda Martins Granjeiro
Laurice da Silva Nascimento
Míriam Cláudia Fausto de Sousa Maroja
Edilene Kalyne Bezerra de Sousa
Marlúcia de Sousa Rodrigues
Cynthia Soares de Araújo
Shirlane da Silva Barbosa
Mônika Cristina de Oliveira

Resumo

Objetivo: Analisar as práticas pedagógicas usualmente empregadas pelo enfermeiro docente para superação do modelo tradicional de ensino. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido em uma universidade pública federal do município de Teresina-PI. Os sujeitos da pesquisa foram 12 enfermeiros docentes lotados em disciplinas teóricas. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada entre os meses de fevereiro a abril de 2018, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Ao analisar os discursos dos entrevistados, identificou-se a interrupção com os recursos utilizados no modelo de ensino tradicional. Parte das falas evidenciou a busca pelo diálogo durante as aulas como forma de interação aluno-professor, o emprego de metodologias estimulantes à reflexão crítica dos conteúdos e a organização e planejamento das ações implementadas em sala de aula. Conclusão: Constata-se por meio dos discursos a suplantação do modelo de ensino tradicional, com adoção de recursos que constroem um ensino ativo e facilita o desenvolvimento das práticas pedagógicas pelo enfermeiro.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FontesF. L. de L., SantanaR. da S., JuniorJ. G. A. L., SoaresJ. C., SousaM. S. R. de, SantoI. M. B. do E., FigueiredoJ. O., GranjeiroK. do N. M. M., NascimentoL. da S., MarojaM. C. F. de S., SousaE. K. B. de, RodriguesM. de S., AraújoC. S. de, BarbosaS. da S., & OliveiraM. C. de. (2019). Práticas pedagógicas usuais do enfermeiro docente para superação do modelo tradicional de ensino. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (23), e249. https://doi.org/10.25248/reas.e249.2019
Seção
Artigos Originais