Saúde na escola: utilização do lúdico na educação básica para conscientização sobre a higienização pessoal e a prática da lavagem das mãos
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivos: Relatar a experiência realizada pelos acadêmicos de Medicina no projeto Saúde na Escola, que tem como intuito abordar a prática adequada da higienização de mãos em escolas públicas do município de Parnaíba-PI, demonstrando a prática lúdica e o uso de metodologias eficazes e de baixo custo para repasse de informação ao público-alvo. Relato de Experiência: O projeto foi realizado em uma escola de ensino básico, sendo dividido em dois momentos, no primeiro foi encenado um teatro adaptando a peça clássica dos três porquinhos, visando mostrar formas corretas de higienização pessoal. A segunda etapa do projeto, constava de uma ação em que os acadêmicos sujaram as mãos das crianças e as conduziram para lavar as mãos sem supervisão, em seguida colocaram as mãos em uma caixa escura com luz negra para mostrar se ainda restavam sujidades. Depois disso, os alunos foram conduzidos novamente para a lavagem de mãos, dessa vez acompanhados pelos acadêmicos de Medicina, que demonstraram a forma correta. Considerações Finais: Por meio do projeto Saúde na Escola foi possível usar metodologias ativas como instrumentos de educação em saúde para o ensino da prática correta dos hábitos de higienização pessoal.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.