Conhecimentos de adolescentes antes e após uma ação educativa sobre HIV/Aids
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Avaliar conhecimentos de adolescentes antes e após ação educativa acerca do HIV/Aids. Métodos: Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem quantitativa viabilizada por meio de uma intervenção educativa com pré-teste e pós-teste realizado com 230 adolescentes de uma escola da rede pública da cidade de Manaus. A coleta ocorreu em 3 momentos: no primeiro, instrumento para caracterização do perfil e pré-teste; no segundo, ação educativa sobre HIV/Aids; no terceiro, pós-teste. Resultados: quanto ao perfil: 61,8% havia iniciado a vida sexual, 34% pertenciam ao sexo masculino; 33,1% e 46,5% não usaram preservativo na sexarca, nem na última relação, respectivamente. Quanto ao pré-teste, a média de acerto foi 49,1%. Quanto ao pós-teste, obteve-se 86,6%, o que representa um salto de 37,5% em relação ao pré-teste. Foram aplicadas três dinâmicas grupais durante a ação educativa. Conclusão: Conclui-se que os conhecimentos dos adolescentes após a ação educativa acerca do HIV/Aids foram potencializados e fortalecidos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.