Educação em saúde na assistência pré-natal: revisão de literatura

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Raquel Ferreira Cardoso
Vitor Hugo Pantoja Souza
Thayse Reis Paiva
Danielle Etienne de Oliveira Bezerra Lima
Josias Botelho da Costa
Lohanna Rafaelle Lima de Oliveira
Sara Edyele Santos Marques
Paula Danniele dos Santos Dias
Flavia Andrea Costa da Silva
Danielly do Vale Pereira

Resumo

Objetivo: Apresentar a importância da educação em saúde, como a equipe multiprofissional a utiliza e as dificuldades que emergem dessa prática na assistência pré-natal. Método: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, nesta a busca dos artigos ocorreu por meio da Biblioteca Virtual em Saúde, no período de novembro de 2017 a janeiro de 2018. Resultados e Discussão: No cruzamento dos descritores obteve-se 748 artigos, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 09 artigos indexados nas bases de dados LILACS e BDENF, no período de 2006 a 2017. Os resultados evidenciaram que a educação em saúde proporciona inúmeros benefícios, porém, não é uma tarefa fácil, uma vez que não se limita apenas à transmissão de informações às usuárias, mas de um processo educativo dialógico na busca de autonomia. Considerações finais: Para tal, faz-se importante adoção de estratégias e práticas metodológicas ativas, além da conscientização dos profissionais sobre a importância da educação em saúde no processo de humanização da assistência.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CardosoR. F., SouzaV. H. P., PaivaT. R., LimaD. E. de O. B., CostaJ. B. da, OliveiraL. R. L. de, MarquesS. E. S., DiasP. D. dos S., SilvaF. A. C. da, & PereiraD. do V. (2019). Educação em saúde na assistência pré-natal: revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (23), e397. https://doi.org/10.25248/reas.e397.2019
Seção
Revisão Bibliográfica