Avaliação da dor e incapacidade funcional em pacientes com lombalgia crônica submetidos a um programa educativo de uma “escola de coluna”
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Avaliar o nível de intensidade da dor lombar e o índice de incapacidade funcional, antes e após intervenção, através do Programa Educativo de uma “Escola de Coluna”, em pacientes com lombalgia crônica. Métodos: Estudo com abordagem quantitativa do tipo interventiva longitudinal, realizado em um serviço público de fisioterapia, com 24 pacientes com diagnóstico de lombalgia crônica. A Escala Visual Analógica da Dor (EVA) e o Questionário Oswestry Disability Index (ODI) foram aplicados em dois momentos, na avaliação inicial- antes da intervenção; e na avaliação final- após a intervenção. O programa deste estudo é composto por 10 atividades, com duração de 60 minutos cada, com frequência de duas vezes por semana. O teste t pareado foi aplicado para identificar diferenças pré e pós-intervenção (p ≤ 0,05). Resultados: A análise dos dados revelou melhora significativa na intensidade da dor lombar, quando comparado pré e pós-intervenção (p<0,0001) e aumento na capacidade funcional comparando as avaliações inicial e final (p<0,001). Conclusão: A abordagem educativa e terapêutica, proposta desta “Escola de Coluna”, apresentou resultados relevantes quanto à melhora da dor e da capacidade funcional em lombalgia crônica.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.