Avaliação da dor e incapacidade funcional em pacientes com lombalgia crônica submetidos a um programa educativo de uma “escola de coluna”

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Djanira Florentino Silva
Lucas Pereira Balbino
Marcilene Glay Viana Pessoa
Maria Jasmine Gomes da Silva
Andreza Faro de Oliveira
Paulo José Medeiros de Souza Costa

Resumo

Objetivo: Avaliar o nível de intensidade da dor lombar e o índice de incapacidade funcional, antes e após intervenção, através do Programa Educativo de uma “Escola de Coluna”, em pacientes com lombalgia crônica. Métodos: Estudo com abordagem quantitativa do tipo interventiva longitudinal, realizado em um serviço público de fisioterapia, com 24 pacientes com diagnóstico de lombalgia crônica. A Escala Visual Analógica da Dor (EVA) e o Questionário Oswestry Disability Index (ODI) foram aplicados em dois momentos, na avaliação inicial- antes da intervenção; e na avaliação final- após a intervenção. O programa deste estudo é composto por 10 atividades, com duração de 60 minutos cada, com frequência de duas vezes por semana. O teste t pareado foi aplicado para identificar diferenças pré e pós-intervenção (p ≤ 0,05). Resultados: A análise dos dados revelou melhora significativa na intensidade da dor lombar, quando comparado pré e pós-intervenção (p<0,0001) e aumento na capacidade funcional comparando as avaliações inicial e final (p<0,001). Conclusão: A abordagem educativa e terapêutica, proposta desta “Escola de Coluna”, apresentou resultados relevantes quanto à melhora da dor e da capacidade funcional em lombalgia crônica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaD. F., BalbinoL. P., PessoaM. G. V., SilvaM. J. G. da, OliveiraA. F. de, & CostaP. J. M. de S. (2020). Avaliação da dor e incapacidade funcional em pacientes com lombalgia crônica submetidos a um programa educativo de uma “escola de coluna”. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(11), e4317. https://doi.org/10.25248/reas.e4317.2020
Seção
Artigos Originais