Programas de intervenção na Síndrome de Burnout: uma revisão integrativa de literatura
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Identificar e analisar as produções científicas existentes sobre os programas de intervenção na Síndrome de Burnout (SB). Métodos: Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura, em que a busca por artigos foi realizada nos meses de agosto e setembro de 2019, nas bases de dados eletrônicas: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e National Library of Medicine (PubMed). Resultados: Foram selecionados 22 artigos para compor esta revisão. 59,1% dos estudos analisados foram publicados nos últimos 02 anos; 43,5% realizados na América do Norte e 68,2% efetuadas com profissionais de saúde. Praticamente em todos os estudos analisados foram empregadas estratégias de prevenção/enfretamento da SB com foco no trabalhador e 81% deles demonstraram algum benefício na prevenção/terapêutica da SB. Considerações finais: Foi identificado que estudos sobre SB têm crescido ao longo dos anos, sobretudo na comunidade cientifica internacional e, apesar de ser um tema ainda pouco explorado no Brasil, vale destacar que houve uma equivalência no tocante aos instrumentos utilizados para detecção e prevenção da SB nos estudos que compuseram a presente pesquisa. Ressalta-se a necessidade de novos estudos, pois ainda há uma carência dessas pesquisas tanto em âmbito nacional quanto internacional.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.