Guia ilustrado para mediar educação em saúde com pessoas após o acidente vascular cerebral: construção e validação de conteúdo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Renata de Oliveira Galvão
Elizabeth Teixeira
Camila Rodrigues Barbosa Nemer

Resumo

Objetivo: validar o conteúdo de um guia ilustrado para mediar educação em saúde com pessoas após o acidente vascular cerebral. Métodos: pesquisa metodológica, constituída em revisão da literatura; construção do guia ilustrado; e, validação de conteúdo com 19 juízes-especialistas da área da saúde e de outras áreas. Foram aplicados dois questionários distintos, os dados em estatística descritiva passaram para análise quantitativa no Índice de Validade de Conteúdo e no Escore SAM. Resultados: O Índice de Validade de Conteúdo encontrado foi de 0,79. O Escore SAM foi de 26 pontos. As sugestões obtidas dos juízes-especialistas indicaram ser necessário mais informações sobre afecções crônicas e autocuidado, bem como a inclusão de informações sobre disfagia e marcha, em função da qualidade de vida após evento vascular. Conclusão: posterior a validação, o guia ilustrado evidenciou-se um dispositivo adequado para mediar ações de educação em saúde com pessoas acometidas por alterações neurológicas devido ao acidente vascular cerebral.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GalvãoR. de O., TeixeiraE., & NemerC. R. B. (2020). Guia ilustrado para mediar educação em saúde com pessoas após o acidente vascular cerebral: construção e validação de conteúdo. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(11), e4450. https://doi.org/10.25248/reas.e4450.2020
Seção
Artigos Originais