Integração do ensino, pesquisa e extensão universitária na formação acadêmica: percepção do discente de enfermagem

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Daniela Paola Santos de Paula
Mirielle Dias Gonçalves
Marcos Gabriel de Jesus Rodrigues
Rafhael Souza Pereira
Janaína Ribeiro Oliveira Fonseca
Amanda Souto Machado
Victor Hugo Dantas Guimarães
João Marcus Oliveira Andrade
Alanna Fernandes Paraíso

Resumo

Objetivo: Compreender a percepção de acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem sobre a integração entre ensino, pesquisa e extensão durante sua formação acadêmica. Métodos: Consiste em estudo transversal, de abordagem qualitativa, realizado com acadêmicos e egressos do curso de Enfermagem de uma instituição de Ensino Superior privada na cidade de Montes Claros, norte de Minas Gerais, Brasil. Participaram do estudo 14 indivíduos que atenderam aos critérios de inclusão. Após a coleta, os dados passaram por análise de conteúdo. O estudo foi autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer 2.565.451/2018. Resultados: A partir da análise de dados foi possível traçar o perfil da amostra estudada e conhecer as percepções e experiências destes alunos em relação à pesquisa e à extensão. Conclusão: Observou-se que a integração do ensino, da pesquisa e da extensão universitária é de grande importância para a formação de profissionais capacitados, qualificados e que usam efetivamente a prática baseada em evidências.

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Como Citar
de PaulaD. P. S., GonçalvesM. D., RodriguesM. G. de J., PereiraR. S., FonsecaJ. R. O., MachadoA. S., GuimarãesV. H. D., AndradeJ. M. O., & ParaísoA. F. (2019). Integração do ensino, pesquisa e extensão universitária na formação acadêmica: percepção do discente de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (33), e549. https://doi.org/10.25248/reas.e549.2019
Seção
Artigos Originais