Educação permanente para profissionais da área da saúde como estratégia de combate ao enfretamento da pandemia de COVID-19 na região norte: relato de experiência

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Karina Negrão Zingra
Anitha de Cássia Ribeiro da Silva
Ana Julia de Medeiros Fernandes
Arlindo Gonzaga Branco Junior
Maxwendell Gomes Batista

Resumo

Objetivo: Descrever o processo de capacitação à profissionais da saúde como forma de estratégia de combate ao enfrentamento da pandemia de covid-19 em municípios do Estado de Rondônia e do Amazonas. Relato de experiência: Foi realizado entre os meses de fevereiro e agosto de 2020 capacitações à profissionais de saúde por meio do processo de educação permanente. Se valendo de metodologias ativas como case based learning e ensino baseado em simulação. Foi proposto discussões de casos clínicos vivenciado no cotidiano por meio da formação de equipes multiprofissional e estimulação do debate e criação de estratégias para resolução afim de preparar melhor a atuação em equipe e desenvolver competências e habilidades em tais profissionais. Além disso, o uso de manequins realísticos possibilitou a aplicação prática como mais um aliado no processo de qualificação para futuros atendimentos e poder analisar a integração e estimular boas relações, preparando para um eficaz atendimento e resolutividade para os casos. Considerações finais: Tal processo, pode ser um facilitador para melhorar a estratégia de cuidado e integrar de forma harmônica as equipes que estariam na linha de frente ao combate do covid-19, lembrando-se que a integração e bons resultados no treinamento representariam melhor oferta e estratégia do cuidado.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ZingraK. N., da SilvaA. de C. R., FernandesA. J. de M., JuniorA. G. B., & BatistaM. G. (2020). Educação permanente para profissionais da área da saúde como estratégia de combate ao enfretamento da pandemia de COVID-19 na região norte: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(12), e5745. https://doi.org/10.25248/reas.e5745.2020
Seção
Relatos de Experiência