Construção de Manual de Orientações para a Educação Permanente em Centro Cirúrgico: relato de experiência

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Daniele Lima dos Anjos Reis
Kátia Simone Kietzer
Renata Campos de Sousa Borges
Milena Coelho Fernandes Caldato
Thiago Marcírio Gonçalves de Castro

Resumo

Objetivo: Relatar a construção de uma tecnologia educativa, do tipo manual, que visa prestar orientações para o planejamento e implementação de ações de Educação Permanente no Centro Cirúrgico de um Hospital Público no interior do Estado do Pará, com ênfase na equipe de enfermagem. Relato de experiência: Intitulado “Manual de Orientações para a Educação Permanente em Centro Cirúrgico”, esta tecnologia educativa fundamentou-se nos conceitos da Educação Permanente em Saúde (EPS) e das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem, buscando evidenciar a relevância da relação entre eles ao associá-los à assistência à saúde, especialmente no que se refere à assistência de enfermagem perioperatória em Centro Cirúrgico. Como resultados, evidencia-se a descrição detalhada da construção do manual, o qual foi dividido, estruturalmente, em 2 unidades: I – Sobre o que iremos falar? E II – Proposta para a execução do Manual de Orientações para a Educação Permanente em Centro Cirúrgico. Considerações finais: Este manual possui o potencial de instrumentalizar gestores responsáveis pela implementação dos processos de EPS no planejamento e na execução de ações educacionais aos profissionais que atuam em Centro Cirúrgico, com ênfase na equipe de enfermagem, estimulando o pensamento crítico-reflexivo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ReisD. L. dos A., KietzerK. S., BorgesR. C. de S., CaldatoM. C. F., & de CastroT. M. G. (2021). Construção de Manual de Orientações para a Educação Permanente em Centro Cirúrgico: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(3), e6588. https://doi.org/10.25248/reas.e6588.2021
Seção
Relatos de Experiência