Bullying e violência no ambiente escolar: uma revisão de literatura no período de 2015-2019
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Verificar publicações sobre bullying e violência escolar por meio de levantamento bibliográfico no período de 2015 a 2019 em periódicos indexados na base SciELO. Métodos: Levantamento bibliográfico sistemático em abril de 2019. Critérios para inclusão: estudo qualitativo ou quantitativo original (não revisão) publicado em formato de artigo científico em periódico, realizado no Brasil, texto completo em português, área de estudo ensino, Qualis A1, A2, B1 ou B2 e apresentar dados sobre bullying e violência no ambiente escolar. Resultados: Foram encontrados inicialmente 166 estudos, excluídos 107 estudos realizados fora do Brasil, 10 em outros idiomas, 7 de revisão e 20 fora do período. Dos 21 resultantes desta triagem, foram selecionados 9 que correspondem à área Ensino e Qualis A1, A2, B1 ou B2. Considerações finais: A partir dos artigos analisados pode-se constatar que os estudos indicam que os casos de bullying influenciam direta e negativamente no desenvolvimento escolar como também na saúde do educando, identificou a necessidade de produção de pesquisas que apresentem e, principalmente, analisem a eficácia de programas de prevenção e redução do bullying.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.