Contribuições da monitoria acadêmica em Centro Cirúrgico para o processo de ensino-aprendizagem: benefícios ao monitor e ao ensino

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Francisco Lucas de Lima Fontes
Mayara Macedo Melo
Josélia Costa Soares
Julia Maria dos Santos
Cynthia Araújo Frota
Ana Raquel Freitas dos Santos
Lídia Viana Araújo
Wesley Brandolee Bezerra Fernandes
Nayra Iolanda de Oliveira Silva
Dulcimar Ribeiro de Matos
Ywsnara Khysnna da Silva Viveiros
Martha Teixeira do Nascimento
Francisca Jéssica Abreu da Silva
Telma Costa da Silva
Andressa Maria Lima Sousa

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência da monitoria acadêmica em centro cirúrgico para o processo de formação docente. Relato de experiência: Coube à monitoria preparar o aluno para o entendimento mais claro acerca da montagem do kit cirúrgico básico menor e explicação dos instrumentais cirúrgicos, bem como sanar possíveis dúvidas sobre os variados conteúdos teórico-práticos ofertados na disciplina, com vistas a facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Os acadêmicos puderam vivenciar as atividades, a dinâmica e as técnicas básicas praticadas no centro cirúrgico. Conclusão: A presença de monitor na disciplina permite a retirada de dúvidas pelos alunos, tendo em vista que, estes, veem o monitor como um aluno que vivenciou as mesmas dificuldades anteriormente. Fica clara a importância da monitoria de laboratório sobre atividades realizadas em centro cirúrgico, considerando que o auxílio é estimulante para o exercício de boas práticas nos estágios.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de Lima FontesF. L., Macedo MeloM., Costa SoaresJ., dos SantosJ. M., Araújo FrotaC., Freitas dos SantosA. R., Viana AraújoL., Bezerra FernandesW. B., de Oliveira SilvaN. I., Ribeiro de MatosD., da Silva ViveirosY. K., Teixeira do NascimentoM., Abreu da SilvaF. J., Costa da SilvaT., & Lima SousaA. M. (2019). Contribuições da monitoria acadêmica em Centro Cirúrgico para o processo de ensino-aprendizagem: benefícios ao monitor e ao ensino. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (27), e901. https://doi.org/10.25248/reas.e901.2019
Seção
Relatos de Experiência