Google Acadêmico | Citações: 958 | índice h: 12 | índice i10: 19
Prescrição inadequada de antibióticos em paciente pediátrico: uma revisão integrativa
Imagem licenciada por Canva.com
PDF

Palavras-chave

Prescrição inapropriada
Antibióticos
Criança

Como Citar

Prescrição inadequada de antibióticos em paciente pediátrico: uma revisão integrativa. (2022). Revista Eletrônica Acervo Médico, 9, e10060. https://doi.org/10.25248/reamed.e10060.2022

Copyright © | Todos os direitos reservados.

A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.

Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.

Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.

Resumo

Objetivo: Analisar o padrão das prescrições dos ATB em pacientes pediátricos, relacionando com os quadros tratados, avaliando assim, a existência de prescrições inadequadas. Métodos: Este trabalho se propõe a um compilado de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e caráter descritivo por meio de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados National Library of Medicine, Biblioteca Virtual em Saúde e Directory of Open Access Journals. Os descritores utilizados foram “Inappropriate Prescribing”, “Antibiotics” e “Child”. Os critérios de inclusão foram artigos ensaios clínicos, randomizados ou não randomizados, estudos de caso-controle, estudo de coorte, livre acesso, publicados em inglês, português, espanhol e no intervalo de 2020 a 2022. Resultados: Os 15 artigos selecionados, foram avaliados os resultados conforme as patologias em que o tratamento utilizado foi ATB, sendo elas quadro febril, quadro diarreico, Infecção do Trato Urinário, Infecção de Vias Aéreas, Amigdalite, Otite média, pneumonia, infecções de pele e bronquiolite. Considerações finais: Dessa forma, foi observado que a maior prescrição medicamentosa de ATB ocorre para IVAS e ITU. Além disso as de prescrições ocorrem principalmente entre os grupos de lactentes e pré-escolares.

PDF

Referências

ALBAYRAK A, et al. Avaliação do conhecimento, atitudes e práticas dos pais em relação ao uso de antibióticos em infecções agudas do trato respiratório superior em crianças menores de 18 anos: um estudo transversal na Turquia. BMC Pediatr, 2021;21(1):554.

AL-YAQOUBI WS, AL-MAQBALI NS. Padrões de prescrição de co-amoxiclav para crianças na policlínica de Ibri, Omã. Sultan Qaboos Univ Med J, 2021;21(1):72-76.

ARAÚJO BC, et al. Prevenção e controle de resistência aos antimicrobianos na Atenção Primária à Saúde: para políticas. Ciênc. Saúde coletiva, 2022;27(1):299–314.

CHUA KP, et al. Appropriateness of outpatient antibiotic prescribing among privately insured US patients: ICD-10-CM based cross sectional study. BMJ, 2019;5092.

DU YL, et al. Educação versus feedback clínico sobre prescrições de antibióticos para infecções respiratórias agudas em telemedicina: um estudo controlado randomizado. J Gen Intern Med,2021;36(2):305–312.

GUNNLAUGSDOTTIR MR, et al. Incentivando o comportamento racional de prescrição de antibióticos na atenção primária - prática de prescrição em crianças de 0 a 4 anos 2016-2018: um estudo observacional. Scand J Prim Health Care, 2021;39(3):373–381.

HOLM A, et al. Disponibilidade de cultura e microscopia no local de atendimento na prática geral - isso leva ao uso mais apropriado de antibióticos em pacientes com suspeita de infecção do trato urinário? Eur J Gen Pract, 2020;26(1):175–181.

JOHN ML, et al. Prescrição antimicrobiana desnecessária para infecções do trato respiratório superior em crianças em Pietermaritzburg, África do Sul. Afr H Sci, 2020;20(3):1133–1142

KRONMAN MP, et al. Redução da prescrição de antibióticos na atenção primária para doenças respiratórias. Pediatria, 2020;146(3):20200038.

LI C, et al. Avaliando a adequação do tratamento antibiótico da amigdalite durante o COVID-19 no ambiente de cuidados primários de saúde da Wale do Norte. J Prim Care Community Health, 2021;12:21501327211003690.

LOUREIRO RJ, et al. O uso de antibióticos e como resistências bacterianas: breves notas sobre a sua evolução. Revista Portuguesa de Saúde Pública, 2016;34(1):77–84.

MIAO R, et al. Prescrição inadequada de antibióticos em pacientes pediátricos internados em diferentes tipos de hospitais. Medicina, 2020;99(2):18714.

NEVES KC, VIEIRA SE. Condições de vulnerabilidade ao tratamento inadequado da bronquiolite. Rev Assoc Med Bras,2020;66(2):187–193.

NICOLINI P, et al. Fatores relacionados à prescrição médica de medicamentos em farmácia pública da região Oeste da cidade de São Paulo. Ciênc saúde coletiva, 2008;13:689–696.

OGUZ E, et al. Avaliação do uso de antibióticos entre pacientes hospitalizados em um departamento de pediatria de um hospital de treinamento na Turquia. Int J Clin Pract,2021;75(3).

PILTCHER OB, et al. Como evitar o uso inadequado de antibióticos nas infecções do trato respiratório superior? Uma declaração de posição de um painel de especialistas. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, 2018;84(3):265–279.

SOUZA LVP, et al. Stewardship: erros, acertos e dúvidas da prescrição de antimicrobianos. Revista Brasileira de Doenças Infecciosas, 2022;26:101771

TEKALIGN TG, et al. Avaliação hospitalar do uso de ciprofloxacina no leste da Etiópia: uma avaliação retrospectiva da prática clínica. Pan Afr Med J, 2021;38:62.

TSIGE AG, et al. Avaliação do Tratamento da Diarreia entre Crianças Menores de Cinco Anos em Adis Abeba, Etiópia. Pediatric Health Med Ther, 2020;11:135-143

TSUZUKI S, et al. Custo do uso inapropriado de antimicrobianos para infecção respiratória superior no Japão. BMC Health Serv Res, 2020;20(1):153.

UMAR LW, et al. Prescrição ambulatorial e uso de antibióticos para crianças em hospital terciário. Sael Med J, 2020;23:109-15.