Resumo
Objetivo: Objetiva-se em caracterizar os fatores que intervém na qualidade de vida da mulher durante o climatério. Métodos: Foi feita uma pesquisa bibliográfica descritiva, realizada no período de 2003 a 2022, no idioma português, no mecanismo de busca do Google Acadêmico, e nas bases científicas da SciELO, BVS e Acervo+ Index Base. Resultados: As mulheres são as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as fases da vida, principalmente em um período denominado climatério, considerado a transição entre o período reprodutivo e não reprodutivo tendencioso após os 40 anos. No entanto, há importância do apoio na nova fase, fatores de risco, como por exemplo, as doenças cardiovasculares, além de medidas alternativas, como a prática de exercício físico, impactos causados pelo climatério, destacando por sua vez a sexualidade, além de problemas secundários relacionados, ressaltando em primeiro quesito a perda de massa óssea crônica e questões além dos sintomas físicos, como os componentes psicológicos. Considerações finais: Considera-se, portanto, que os fatores são diversos e que tais possuem sim alta influência para a má qualidade de vida da mulher no climatério.
Referências
BARBOSA GCS, et al. Perfil antropométrico, consumo alimentar e qualidade de vida de mulheres no climatério. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, 2021; 15(95): 618-626.
BOTELHO TA, et al. Saúde da mulher no climatério, aspectos biológicos e psicológicos: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(4): e10088.
BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 230 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolos_atençao_basica_saude_mulheres.pdf. . Acessado em: 25 de fevereiro de 2023.
DA SILVA IM, et al. A percepção de mulheres a respeito dos sinais e sintomas do climatério/menopausa e a sua relação com a qualidade de vida. Research, Society and Development, 2022; 11(4): e38811427374.
DAS CHAGAS PCSO, et al. Síndrome climatérica e fatores associados. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 51: e3536.
DE ARAÚJO MGM, et al. O impacto do período do climatério na saúde da mulher. Conjecturas, 2022; 22(8): 316-325.
DE FRANÇA ANTUNES PVS, et al. Fatores de riscos associados ao comportamento alimentar em mulheres climatéricas assistidas na Atenção Primária à Saúde. Research, Society and Development, 2022; 11(13): e133111335185.
DE LORENZI DRS, et al. Fatores associados à qualidade de vida após menopausa. Revista da associação médica brasileira, 2006; 52: 312-317.
DE MELO JCLC, et al. Qualidade de vida de mulheres no climatério na atenção básica de saúde. Research, Society and Development, 2022; 11(10): e250111032814.
DE NEGREIROS BA, et al. Transtornos psicóticos associados ao período do climatério. Research, Society and Development, 2021; 10(10): e371101018061.
DIAS PAR, et al. Terapia hormonal no climatério como fator de risco para o desenvolvimento de câncer de mama e seus impactos na qualidade de vida. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(4): e7015.
DOS SANTOS SILVA M, et al. Fatores que influenciam a depressão no período do climatério. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, 2019; 2(5): 100-114.
FARIA AFZ, et al. Manifestações Clínicas e riscos durante o climatério em mulheres obesas e magras. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, 2022; 7: 3.
FERNANDES CE, et al. Consenso brasileiro multidisciplinar de assistência à saúde da mulher climatérica. SOBRAC, 2003.
FONSECA GCCA, et al. Síndrome metabólica e climatério: impacto da intervenção nutricional. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, 2020; 14(84): 1-8.
LOPES MS e GUEDES SVM. A importância da terapia nutricional para a saúde e qualidade de vida da mulher durante a menopausa. Research, Society and Development, 2022; 11(15): e374111537269.
MIRANDA JS, et al. Qualidade de vida em mulheres no climatério atendidas na Atenção Primária. Revista Brasileira de Enfermagem, 2014; 67: 803-809.
PEDRO AO, et al. Síndrome do climatério: inquérito populacional domiciliar em Campinas, SP. Revista de Saúde Pública, 2003; 37(6): 735-742.
SANTOS EC, et al. O impacto do uso da terapia de reposição hormonal na qualidade de vida das mulheres em climatério. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(11): e11177.
SOUZA AM, et al. Influência do exercício físico nos sintomas climatéricos. Referências em Saúde da Faculdade Estácio de Sá de Goiás, 2020; 3: 2.
