Google Acadêmico | Citações: 16429 | índice h: 32 | índice i10: 482
Gerenciamento de enfermagem na urgência e emergência
PDF

Palavras-chave

Gerenciamento
Enfermagem
Urgência e emergência
Planejamento

Como Citar

Gerenciamento de enfermagem na urgência e emergência. (2024). Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(1), e14485. https://doi.org/10.25248/reas.e14485.2024

Copyright © | Todos os direitos reservados.

A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.

Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.

Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.

Resumo

Objetivo: Descrever sobre a gestão de enfermagem nos serviços de urgência e emergência, e a finalidade do planejamento em decorrência da sua relevância para no cuidado de enfermagem. Revisão bibliográfica: O serviço de urgência e emergência visa diminuir a morbimortalidade e as sequelas impactantes dos usuários. Deve, portanto, dispor de recursos que contribuem para uma assistência segura. Nesse setor a gestão é crucial, já que para fornecer um cuidado qualificado e resolutivo é necessário seu gerenciamento, uma atividade planejada e organizada. Desse modo, primordial a atuação do enfermeiro, tendo em vista suas habilidades de gestão e gerenciamento, bem como o contato com o paciente, identificando assim as necessidades. Além disso, podemos utilizar as várias ferramentas de gestão a fim de facilitar o processo. Considerações finais: O gerenciamento de enfermagem com o foco no cuidado é crucial para a realização de intervenções que visam estabilizar o quadro dos pacientes assistidos no serviço de urgência e emergência. O enfermeiro no exercício de funções gerenciais, foca suas ações no objetivo de bem estar dos pacientes e a assistência segura, onde o planejamento da atividade é necessário e a torna eficiente, permitindo a organização das ações antes de executá-las e a sua eficiência.

PDF

Referências

ALMEIDA DB, et al. Gestão de recursos materiais em saúde. Gestão em enfermagem e saúde (pp.358-370) 2023.

AMESTOY SC, et al. Exercício da liderança do enfermeiro em um serviço de urgência e emergência. Revista Gestão & Saúde, 2016; 7(1): 38-51.

ANDRADE SR, et al. configuração da gestão do cuidado de enfermagem no brasil: uma análise documental. Enfermagem em Foco, 2019; 10(1).

ANDRADE SR, et al. Configuração da gestão do cuidado de enfermagem no brasil: uma análise documental. Enferm. foco, 2019; 10(1): 127-133.

BENETTI ERR, et al. Percepções acerca do planejamento em enfermagem como ferramenta de gestão. Revista Contexto & Saúde, 2011; 11(20): 1177–1180.

BERALDO RAS, SOUZA NR. Desafios na implantação da sistematização da assistência de enfermagem nos setores de urgência. Revista de Enfermagem UFPE on line, 2015; 9(5): 7773–7780.

BERGHETTI L, et al. Formação do enfermeiro acerca do gerenciamento: entraves e perspectivas. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, 2019; 9.

BRASIL. Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 393, de 13 de março de 2020.

BRASIL. Lei nº 7.498/86, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências.

FACIÃO BH, et al. Instrumentos para avaliação das competências de liderança em enfermagem: Revisão de literatura. Enfermería: Cuidados Humanizados, 2022; 11(2): e2801.

FELLI VEA e PEDUZZI M. O Trabalho Gerencial em Enfermagem. In: Kurcgant P et al.Gerenciamento em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010; 1-12.

FERRACIOLI GV, et al. Competências gerenciais na perspectiva de enfermeiros do contexto hospitalar. Enfermagem em Foco, 2020; 11(1).

FERREIRA VHS, et al. Contribuições e desafios do gerenciamento de enfermagem hospitalar: evidências científicas. Revista Gaúcha de Enfermagem, 2019; 40.

FREIRE GV, et al. Liderança do enfermeiro nos serviços de urgencia e emergencia: revisão integrativa. Brazilian Journal of Health Review, 2019; 2(3): 2029–2041.

LIMA ÍFRS e CORGOZINHO MM. Atribuições do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 2019; 04(06): 10-78-89.

MARQUES CA, et al. Segurança do paciente em serviços de urgência e emergência: uma revisão integrativa da literatura. Revista Baiana de Saúde Pública, 2021; 45(2): 172–194.

MARTINS A e CRUZ KMC. Gerenciamento em enfermagem: uma revisão integrativa da última década (2008–2018). Brazilian Journal of Health Review, 2018; 1(1): 233-244.

MONICA RR, et al. Association Between Family Functioning and Depressive Symptoms Among Colombian High-School Adolescents. Revista Interamericana de Psicología/Interamerican Journal of Psychology, 2023; 57(1): e1617.

MORELATO EV e CAZANE AL. A liderança como componente estratégico na construção de vantagem competitiva e novos conhecimentos. Revista Inteligência Competitiva, 2017; 7(3): 1–22.

RIBEIRO DR, et al. Atendimento de enfermagem na área de urgência e emergência pediátrica. Revista Artigos. Com, 2019; 10: e2130.

SANTANA LF, et al. Atuação do enfermeiro na urgência e emergência: revisão integrativa da literatura. Brazilian Journal of Development, 2021; 7(4): 35994–36006.

SILVA AMSM e INVENÇÃO AS. A atuação do enfermeiro no atendimento de urgência e emergência. Unilus Ensino e Pesquisa, 2018; 15(39): 5–13.

SILVA LAS, et al. Atuação da enfermagem em urgência e emergência. Revista Extensão, 2019; 3(1): 83–92.

VANDRESEN L, et al. Planejamento participativo e avaliação da qualidade: contribuições de uma tecnologia de gestão em enfermagem. Escola Anna Nery, 2019; 23.

WEHBE G e GALVÃO MC. Aplicação da Liderança Situacional em enfermagem de emergência. Revista Brasileira de Enfermagem, 2005; 58: 33–38.

ZIANI JS, et al. Planejamento estratégico situacional como ferramenta para qualificação dos registros de enfermagem: relato de experiência. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, 2022; 12: e4622.