Resumo
Objetivo: Apresentar o desenvolvimento de atividade extensionista de educação para graduandas/os da área de saúde, sobre os cuidados de saúde e qualidade de vida de puérperas, com destaque para a sexualidade. Relato de experiência: Realizou-se encontro, por meio da plataforma virtual Google Meet, que buscaram promover reflexões sobre as experiências das puérperas, sua rede de cuidado intergeracional e o cuidado referente à sexualidade no pós-parto. A ação foi dividida em cinco momentos, mesclando conteúdos teóricos e dinâmicas interativas, numa proposta de metodologia educativa ativa em ambiente virtual. Assim, se construiu um espaço para reflexões e discussões sobre a temática proposta, com troca de saberes e aprendizado dos/as graduandas. Considerações finais: As sessões propiciaram compreender os fenômenos que ocorrem no pós-parto, bem como a importância do cuidado profissional enfatizando a sexualidade de puérperas. A elaboração de saberes por meio de metodologias ativas implicou no fortalecimento e aquisição de conhecimento científico e cooperação com a tríade acadêmica (ensino, extensão e pesquisa).
Referências
BRUZAMARELLO D., et al. Ascensão profissional feminina, gestação tardia e conjugalidade. Psicologia em Estudo, 2019; 24: e41860.
CARNEIRO R. Cartas para mim ou sobre mim? Notas autoetnográficas de um puerpério não silenciado. Sexualidad, Salud y Sociedad, 2021; (37): e21306.
CASTIGLIONI CM, et al. Práticas de cuidado no puerpério desenvolvidas por enfermeiras em Estratégias de Saúde da Família. Revista de Enfermagem da UFSM, 2020; 10: 1-19.
CHAUÍ M. Cultura e democracia. Coleção Cultura é o quê. Salvador: Secretaria de Cultura, Fundação Pedro Calmon, 2009; 1.
DIAS JP, et al. Implicações do puerpério na sexualidade da mulher. Revista de APS. 2021; 23 (Supl. 2): 175 –17.
DE LIMA SILVA M, et al. O impacto da saúde mental no ciclo gravídico-puerperal. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2023; 3(4): 1259-1264.
JUSTINO GBS, et al. Educação sexual e reprodutiva no puerpério: questões de gênero e atenção à saúde das mulheres no contexto da Atenção Primária à Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 2021; 25: e200711.
JUSTINO GBS, et al. Saúde sexual e reprodutiva no puerpério: vivências de mulheres. Rev. Enferm. UFPE, 2019; 13: 1-10.
OLIVEIRA S, et al. Gravidez tardia no último filho e o seu impacto em trajetórias desenvolvimentais. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 2021; 72(2): 75-87.
LUCENA TS, et al. Comunidade de remanescentes de quilombolas: práticas culturais de cuidado utilizadas no puerpério. Rev Enferm UERJ, 2020; 28: e50968.
MARAMBAIA CG, et al. Sexualidade da mulher no puerpério: reflexos da episiotomia. Cogitare Enfermagem, 2020; 2525: e67195.
MOTTA-MAUÉS MA. “Lugar de Mulher”: representações sobre os sexos e práticas médicas na Amazônia (Itapuá/Pará). In: ALVES PC, MINAYO MCS (orgs.). Saúde e doença: um olhar antropológico. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2008; 113-125.
NERY NG, et al. Avaliação da autoestima em mulheres no período puerperal. Brazilian Journal of Health Review, 2021; 4(1): 729-743.
OLIVEIRA AJG, et al. Cuidados de enfermagem no puerpério. Research, Society and Development, 2022; 11(2): e29811225816.
PAIXÃO GPN, et al. A solidão materna diante das novas orientações em tempos de SARS-COV-2: um recorte brasileiro. Revista Gaúcha de Enfermagem, 2021; 42: e20200165.
PEPPE MV, et al. A assistência puerperal prestada por enfermeiras obstétricas e obstetrizes no parto domiciliar planejado. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2023; 23(4): e11931.
PEREIRA CC, et al. Gestação e puerpério: vivências de mulheres frente a pandemia da COVID-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(11): e11148.
RODRIGUES A, et al. Ação de educação em saúde da mulher: um relato de experiência. Revista Extensão & Sociedade, 2020; 11(1).
SIQUEIRA LKR, et al. Pós-parto e sexualidade: perspectivas e ajustes maternos. Revista de Enfermagem da UFSM, 2019; 9: 58.
VÁSQUEZ ANV, et al. Práticas culturais de cuidado no binômio mãe-filho durante o puerpério: Revisão integrativa. Hacia la Promoción de la Salud, 2022; 27(2): 189-202.
