Google Acadêmico | Citações: 16429 | índice h: 32 | índice i10: 482
A disrupção do ensino superior de fisioterapia pela pandemia da COVID-19
PDF

Palavras-chave

Educação Superior
Tecnologia da Informação e Comunicação
COVID-19
Avaliação educacional
Especialidade de Fisioterapia

Como Citar

A disrupção do ensino superior de fisioterapia pela pandemia da COVID-19. (2025). Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(5), e20293. https://doi.org/10.25248/reas.e20293.2025

Copyright © | Todos os direitos reservados.

A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.

Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.

Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.

Resumo

Objetivo: Descrever a percepção da comunidade acadêmica de fisioterapia sobre a disrupção na educação superior na pandemia. Métodos: Estudo exploratório, quanti-qualitativo realizado com 179 alunos e 41 professores no curso de fisioterapia da Universidade do estado do Pará (UEPA). Utilizou-se um questionário com padrão de respostas Phrase Completion, através google forms. Os tópicos selecionados foram relacionados ao perfil sócio-demográfico, aspectos socioemocionais vivenciados na pandemia, o processo de ensino-aprendizagem e sobre as perspectivas do ensino pós-pandemia. Para análise quantitativa, os dados foram construídos no software Excel® 2010, e a análise qualitativa foi utilizado o conteúdo proposto por Bardin (2011). Resultados: Quanto aos aspectos socioemocionais, estresse/ansiedade e sentimentos de esgotamento. foram frequentes; o processo de ensino e aprendizagem o acesso à internet e computador foram facilitadores; as perspectivas do ensino pós-pandemia a ênfase às tecnologias foi destaque. Conclusão: Mesmo com desafios, é visível que a disrupção ocorreu/ está ocorrendo, e gerenciá-la é imprescindível para que se desenvolva por meio de caminhos mais assertivos.

PDF

Referências

ALMHDAWI KA, et al. Bem-estar mental e físico de professores universitários durante a pandemia de COVID-19 e ensino à distância. WORK, 2021; 69(4):1153-1161.

ATZRODT CL, et al. A Guide to COVID-19: a global pandemic caused by the novel coronavirus SARS-CoV-2. FEBS J, 2020; 287(17):3633-3650.

BACICH L, et al. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso Editora, 2015.

BAKER CN, et al. The Experience of COVID-19 and Its Impact on Teachers’ Mental Health, Coping, and Teaching. School Psychology Review. 2021; 50(4):491-504.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria MEC N° 1.38, de 7 de dezembro de 2020. 2020.

CAMPOS FILHO, AS, et al. O ensino remoto no curso de Medicina de uma universidade brasileira em tempos de pandemia. Revista Brasileira De Educação Médica, 2022, 46(1): e034.

CASTIONI R, et al. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [Internet]. 2021, 29(111):399–419.

COELHO ICMM, et al. Adaptação dos acadêmicos de Medicina em currículo PBL e tradicional ao ensino remoto na pandemia. Rev bras educ med [Internet]. 2024;48(2):e049.

DE FREITAS FARIAS MA, et al. De ensino presencial para o remoto emergencial: adaptações, desafios e impactos na pós-graduação. Interfaces Científicas-Educação, 2020; 10(1):180-193.

RIBEIRO LH, et al. Transição do ensino remoto para o presencial: perspectivas de estudantes de medicina após a pandemia de COVID-19. Rev bras educ med [Internet]. 2025;49(1):e009.

GUSSO HL, et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade [online]. 2020; 41: e238957.

HORN MB, STAKER H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2015.

AQUINO, CVMG, et al. Aprendizagem, desempenho e satisfação de discentes no ensino remoto: percepções e vivências da pandemia. Revista Docência do Ensino Superior; 2024; 14: 1-24.

PEREIRA RMS, et al. Vivência de estudantes universitários em tempos de pandemia do Covid-19. Revista Práxis, 2020; 12(1).

PIZZIOLO DA, PACHECO CSGR. O uso de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: desafios, benefícios e tendências futuras. Cad. Cajuína [Internet]. 31º de dezembro de 2024; 9(5):e249508.

RODRIGUES, EAS. Avaliação do ensino remoto emergencial (ERE) em um curso de medicina durante a Pandemia de Covid-19. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.

SILVA FTM, et al. Uso da tecnologia no ensino em saúde ¬ perspectivas e aplicabilidades. RECIIS (Online), 2022; 16(2): 473-487.

SILVIA DOTTA E, et al. Oportunidades e Desafios no Cenário de (Pós-)Pandemia para Transformar a Educação Mediada por Tecnologias. TEyET. 2021; (28):157-167.

SYAUKANI AA, et al Desafios e barreiras: reflexões docentes sobre o ensino da educação física e esportes durante a pandemia de Covid-19. J. Phys. Educ. (Maringá) 2023; 34: e3434.

VASCONCELOS CMR, et al. Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem. Revista de Saúde Pública do Paraná [Internet]. 2021; 3(4):145-153.