Google Acadêmico | Citações: 16429 | índice h: 32 | índice i10: 482
Modelo artesanal para treinamento de punção lombar
PDF

Palavras-chave

Treinamento por simulação
Punção espinal
Educação médica
Materiais de ensino

Como Citar

Modelo artesanal para treinamento de punção lombar. (2025). Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25(5), e19755. https://doi.org/10.25248/reas.e19755.2025

Copyright © | Todos os direitos reservados.

A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.

Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.

Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.

Resumo

Objetivo: Desenvolver e testar um modelo simulador de baixo custo para treinamento de punção lombar, que seja capaz de simular uma experiência real, utilizando três materiais pré-estabelecidos. Métodos: estudo metodológico, prospectivo, analítico, com característica de pesquisa experimental, sem dor ou desconforto para os participantes da pesquisa, unicêntrico. Resultados: A usabilidade do modelo foi avaliada como excelente por 83,33% dos juízes e boa por 16,67%. O item "avaliação para ensino" recebeu a maior pontuação entre as variáveis avaliadas. O produto recebeu avaliação unânime como excelente (p=0,7), demonstrando homogeneidade estatística nas avaliações. Conclusão: O simulador desenvolvido mostrou-se efetivo para o ensino-aprendizagem da punção lombar, apresentando viabilidade econômica, reprodutibilidade e adequação pedagógica. A avaliação positiva e homogênea dos juízes valida sua aplicabilidade como ferramenta educacional, permitindo prática repetida em ambiente controlado e aprendizado individualizado.

PDF

Referências

ALVES ATA, DOMENIS, LAM. A simulação realística como ferramenta de avaliação de residentes de enfermagem: um relato de experiência. Revista Nursing, 2024; 26(307): 10062-10067.

ALVES R, SALDANHA GA. A simulação como enfoque para a segurança do paciente. In: PEREIRA JUNIOR GA, GUEDES HTV (org.). Simulação em saúde para ensino e avaliação: conceitos e práticas. São Carlos: Cubo, 2021; 261p.

ARAUJO APF. Construção e validação de cenários para simulação realística sobre assistência de enfermagem ao trabalho de parto e parto vaginal. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020; 92 p.

ARAÚJO MS. Construção, validação e avaliação da eficácia de um simulador de baixo custo voltado para o ensino de administração de medicamentos em lactentes. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023; 239 p.

BRITO PSM. A simulação como método de ensino de habilidades no curso de medicina: relato de uma experiência com punção lombar.Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015; 47 p.

CARVALHOLR, ZEM-MASCARENHAS SH. Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2020; 54: 1-9.

CASELATO GCR. Uso de simuladores realísticos em neurocirurgia pediátrica. Tese (Doutorado em Neurologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019; 129 p.

CAVALCANTE BBC, et al. Currículos inovadores na formação médica: a percepção dos estudantes sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Revista Saúde em Redes, 2023;9 (2): 1-13.

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO PARÁ. Parecer nº 15/2012.

FIGUEIREDO IATS, et al. Modelo de simulação em dissecção de acesso vascular. BrazilianJournalof Health Review, 2021; 4(5): 19082-19086.

GIFFHORN H, GIFFHORN MCAS. Modelos experimentais e simuladores para ensino de cirurgias experimentais – Estudo de Revisão. Revista Médica Paraná, 2020; 78 (2): 101-104.

GRAHEM HD, et al. Treinamento de anastomoses vasculares de baixo custo: o cirurgião vai à feira. Jornal Vascular Brasileiro, 2017; 16(3): 262-266.

KNOBEL R, COSTA RRO. Confecção e uso de simuladores de baixo custo: experiências da medicina e enfermagem. In: PEREIRA JUNIOR GA, GUEDES HTV (org.). Simulação em saúde para ensino e avaliação: conceitos e práticas. São Carlos: Cubo, 2021; 261 p.

LUCIAN R, DORNELAS JS. Mensuração de Atitude: proposição de um protocolo de elaboração de escalas. Revista de Administração Contemporânea, 2015; 19(2): 157-177.

MACIEIRA LMM, et al. Simulação médica no ensino universitário de pediatria. Revista Brasileira de Educação Médica, 2017; 41(1): 86-91.

MELO MCB, et al. Ensino mediado por técnicas de simulação e treinamento de habilidades de comunicação na área da saúde. Revista Médica Minas Gerais, 2016; 26: e-1805.

OLIVEIRA JPS, et al. Cerebrospinal fluid: history, collectiontechniques, indications, contraindicationsandcomplications. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, 2020; 56(1): 1-11.

PIAZZETTA GR, PEREIRA HCP. Punção lombar. Vittalle - Revista de Ciências da Saúde, 2021; 33(1): 111-123.

PUCCIONI-SOHLER M, et al. Coleta do líquido cefalorraquidiano, termo de consentimento livre e esclarecido e aspectos éticos em pesquisa: recomendações do departamento científico de LCR da academia brasileira de neurologia. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2002; 60(3): 681-684.

SANTOS B. Simulação realística: tecnologia para consolidação de competências profissionais para segurança do paciente. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)–Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2023; 180 p.

SPENCERFAC, et al. Projeto de ensino: modelo porcino de baixo custo para treinamento de dissecção venosa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 2017; 44 (5).

YAO, ZJ, et al. Investigatingthe training model ofclinicalpractice in emergency medicine. AsianJournalofSurgery, 2023; 46 (11): 5399-5400.