Google Acadêmico | Citações: 16429 | índice h: 32 | índice i10: 482
Percepção do paciente com hanseníase no contexto da saúde mental
PDF

Palavras-chave

Saúde mental
Hanseníase
Estigma

Como Citar

Percepção do paciente com hanseníase no contexto da saúde mental. (2026). Revista Eletrônica Acervo Saúde, 26(7), e24098. https://doi.org/10.25248/reas.e24098.2026

Copyright © | Todos os direitos reservados.

A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.

Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.

Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.

Resumo

Objetivo: Analisar os aspectos biopsicossociais referentes às limitações vivenciadas, à qualidade de vida e ao bem-estar psicológico de pessoas acometidas pela hanseníase. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido em uma instituição filantrópica de referência, em Teresina-PI, no cuidado a pessoas com hanseníase, no período de abril a junho de 2025. A amostra foi composta por 23 participantes, selecionados por conveniência, sendo os dados coletados por meio de entrevistas e questionários abertos, posteriormente gravados, transcritos e submetidos à análise interpretativa. Resultados: Os sentimentos que permeiam as falas dos indivíduos que convivem com a hanseníase, são marcadas por diversas emoções, como tristeza, medo, vergonha, exclusão e isolamento, tanto dos danos físicos decorrentes da doença, quanto do preconceito social, tornando evidente o estigma social, cultural e estrutural que acompanham a doença historicamente, que inclusive potencializa o processo de adoecimento. Conclusão: Os relatos evidenciaram a ocorrência de afastamento social, discriminação e autoisolamento, tornando evidente o estigma social, cultural e estrutural que acompanham a doença historicamente, que inclusive potencializa o processo de adoecimento.

PDF

Referências

BATISTA SO. et al. Estigma da hanseníase por agentes comunitários de saúde: fatores associados. Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas, 2023; 47:1–17.

BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim epidemiológico especial: hanseníase 2024. Brasília: Ministério da Saúde, 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hanseníase. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Hanseníase. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

DANTAS MM, et al. A trajetória de uma vida marcada pelo preconceito e exclusão social em decorrência do estigma da hanseníase: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 43:e3208.

JESUS ILR, et al. Hanseníase e vulnerabilidade: uma revisão de escopo. Ciência & saúde coletiva, 2023; 28(1):143-154.

LEÃO E, SILVA LO, et al. Representações Sociais do Processo de Diagnóstico e Cura da Hanseníase. Revista Psicologia e Saúde, 2019; 12(2):73-87.

LEITE SCC, et al. "Como ferrugem em lata velha": o discurso do estigma de pacientes institucionalizados em decorrência da hanseníase. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 2014; 2591):121–138.

MARTINS TD, et al. Compreendendo o sentido de ser-com reações hansênicas: implicações para o cuidado de enfermagem. Enferm Foco, 2021; 12(6):1178-83.

MIRANDA AVB, et al. Significados atribuídos e sentimentos autorreferidos sobre adoecimento de pessoas que vivem com hanseníase. REVISA, 2020; 9(3):464-473.

NASCIMENTO ES, et al. Sentimentos Emergentes nos portadores da Hanseníase ao anúncio do Diagnóstico. Revista de psicologia, 2020; 14(49):686–697.

OLIVEIRA JSB, et al. Significados atribuídos e sentimentos autorreferidos sobre adoecimento de pessoas que vivem com hanseníase. REVISA (Online), 2020:464-473.

OLIVEIRA SVS, et al. Estigmas associados ao diagnóstico de Hanseníase. Revista Científica do Tocantins, 2022; 2(2):1-10.

PALMEIRA IP, et al. Marcas em si: vivenciando a dor do (auto) preconceito. Rev. Bras. Enferm, 2013:893-900.

PEGAIANE KNA, et al. Conferência de saúde e a hanseníase: ditos e silenciamentos sobre a doença negligenciada e seus estigmas. Saúde Soc., 2023; 32(3).

PEREIRA A, et al. Metodologia da pesquisa científica. 1ed. UFSM: Santa Maria-RS, 2018:65-69.

PEREIRA BTA, et al. O impacto do estigma social na adesão ao tratamento da hanseníase. Revista Destaques Acadêmicos, 2025; 17(3).

SILVA TMA, et al. Estigma social e hanseníase: identificação de conhecimento como estratégia de educação em saúde. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 2024; 14:01–17.

TAVARES ES, et al. Imagem corporal e autoestima de mulheres com hanseníase: uma revisão integrativa. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 2023; 9(3):2038–2052.

ZANUTO TS, et al. Hanseníase: muito além da pele-o impacto sistêmico e psicológico no paciente com a doença. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 2024; 8(10): 1032-1104.