Google Acadêmico | Citações: 1098 | índice h: 15 | índice i10: 38
Terapia renal substitutiva no contexto da Unidade de Terapia Intensiva: saberes e vivência dos profissionais de enfermagem
PDF

Palavras-chave

Dialise renal
Assistência de enfermagem
Unidade de terapia intensiva

Como Citar

Terapia renal substitutiva no contexto da Unidade de Terapia Intensiva: saberes e vivência dos profissionais de enfermagem. (2026). Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 26, e22649. https://doi.org/10.25248/reaenf.e22649.2026

Copyright © | Todos os direitos reservados.

A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.

Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.

Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.

Resumo

Objetivo: Analisar os saberes e as vivencias dos profissionais de enfermagem atuantes na Unidade de Terapia Intensiva adulto sobre a assistência ao paciente dialítico. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualiquantitativa, realizada com 35 profissionais de enfermagem atuantes em uma UTI adulto. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário semiestruturado e a análise dos dados ocorreu mediante tabulação estatística descritiva e análise de conteúdo, segundo Bardin. Resultados: A maioria dos participantes foi composta por técnicos de enfermagem (77,14%), do sexo feminino (57,14%%), com faixa etária predominante entre 30 e 35 anos e tempo de atuação de 1 a 5 anos na UTI (57,14%). Foi evidenciado ainda que, embora os profissionais de enfermagem demonstrem comprometimento e sensibilidade no cuidado ao paciente dialítico, ainda enfrentam desafios relacionados à infraestrutura, à sobrecarga e à falta de capacitação.  Conclusão: Conclui-se que há necessidade de investimento em educação permanente, protocolos assistenciais e valorização profissional, a fim de fortalecer a prática da enfermagem intensiva e promover uma assistência cada vez mais segura e humanizada.

PDF

Referências

BARBOSA M, et al. Diálise peritoneal: como explicar a baixa adesão? Revista Recien. 2022; 12(37): 376-385.

BARDIN L. Análise de conteúdo. São Paulo, 2016; 70: 288.

BRASIL. Ministério da Saúde. 2025. Demografia da Enfermagem no Brasil e Mercado de Trabalho. Brasília: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: https ://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ demografia_enfermagem_mercado_trabalho_v1.pdf. Acessado em: 15 nov. 2025.

FERREIRA EA, et al. Benefícios de treinamentos para capacitação e habilitação profissional em serviços de hemodiálise. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2025; 25: 18235.

FLORES ES, et al. Terapias hemodialíticas e transplante renal: desafios e sentimentos vivenciados pelo paciente na fila de espera. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(11): 8936.

LANG T, et al. Hemodiafiltration: technical and medical insights. Bioengineering, 2023; 10(2): 145.

LEAL LA, et al. Refletindo sobre a tomada de decisão como competência do enfermeiro hospitalar. Revista Enfermagem UERJ, 2022; 30: 69420.

MELO GAA, et al. Conhecimento e prática assistencial de enfermeiros de unidades de terapia intensiva sobre injúria renal aguda. Texto & Contexto Enfermagem, 2020; 29: 20190122.

MURRUGARRA LKS, et al. Nursing care for critically ill patients with acute kidney injury: an integrative review. Seven Editora, 2024; 502–507.

OMS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Hemodiálise. Biblioteca Virtual em Saúde MS, 2025. Disponível em: https ://bvsms.saude.gov.br/hemodialise/. Acessado em: 3 abr. 2025.

RUIVO BARA, et al. Assistência de enfermagem na segurança do paciente na UTI: uma revisão integrativa da literatura. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 2020; 5: 5221.

SANTOS ME, et al. Terapia renal substitutiva: percepções e mudanças na qualidade de vida de pacientes submetidos a hemodiálise. Interference: A Journal of Audio Culture, 2025; 11(2): 413–432.

SANTOS NM, et al. A atuação do enfermeiro na linha de cuidado a pacientes em hemodiálise. Revista Contemporânea, 2023; 3(11): 21342–21358.

SILVA TWJB, et al. A importância da humanização da assistência de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva Adulto. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2024; 24(5): 15824.

TORRES ACO, et al. Complicações pós-operatórias em pacientes submetidos a transplante renal: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(4): 6891.