Crianças pequenas e suas demandas corpóreas: experiência corpo, gestos e movimentos
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Resumo
Objetivo: Analisar as demandas corpóreas alvitradas no campo de experiência corpo, gestos e movimentos, orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017. Esse documento que instituiu o alinhamento das aprendizagens da Educação Básica em território nacional, trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise documental. Temos como questão cardeal a indagação: De que maneira o campo de experiência do corpo, gesto e movimento possibilita o atendimento das demandas corpóreas das crianças pequenas? Revisão bibliográfica: Apresenta-se um breve contexto histórico, sabe-se que a partir do século XVI inicia-se alterações importantes, ainda que sutis, envolvendo a criança com relação as vestimentas, a educação e a separação das crianças conforme as classes sociais distintas. Considerações finais: Na proposição documental a criança precisa vivenciar ampla situações que a levem experimentar sensações, percepções, emoções, para que descubram suas potencialidades. Desse modo, as demandas corpóreas alvitradas nos documentos vigentes da educação infantil, suscitam um corpo: criativo, consciente, higiênico e com habilidades motoras, sobretudo as manuais.
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