Crianças pequenas e suas demandas corpóreas: experiência corpo, gestos e movimentos

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Lezi Aparecida da Silva
Cléo Ferreira Gomes

Resumo

Objetivo: Analisar as demandas corpóreas alvitradas no campo de experiência corpo, gestos e movimentos, orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017. Esse documento que instituiu o alinhamento das aprendizagens da Educação Básica em território nacional, trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise documental. Temos como questão cardeal a indagação: De que maneira o campo de experiência do corpo, gesto e movimento possibilita o atendimento das demandas corpóreas das crianças pequenas? Revisão bibliográfica: Apresenta-se um breve contexto histórico, sabe-se que a partir do século XVI inicia-se alterações importantes, ainda que sutis, envolvendo a criança com relação as vestimentas, a educação e a separação das crianças conforme as classes sociais distintas. Considerações finais: Na proposição documental a criança precisa vivenciar ampla situações que a levem experimentar sensações, percepções, emoções, para que descubram suas potencialidades. Desse modo, as demandas corpóreas alvitradas nos documentos vigentes da educação infantil, suscitam um corpo: criativo, consciente, higiênico e com habilidades motoras, sobretudo as manuais.

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Como Citar
SilvaL. A. da, & GomesC. F. (2023). Crianças pequenas e suas demandas corpóreas: experiência corpo, gestos e movimentos. Revista Acervo Educacional, 5, e11995. https://doi.org/10.25248/rae.e11995.2023
Seção
Artigos

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