Processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental: a corporeidade e o brincar

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Lezi Aparecida da Silva
Cléo Ferreira Gomes
Charles Fabiano Araújo Quadro

Resumo

Objetivo: Refletir sobre o processo de transição da EI para o EF a partir das especificidades da infância – a corporeidade e o brincar. A questão mobilizadora desse artigo, interroga: Como se constitui no processo de transição da EI para o EF a especificidade da infância – a corporeidade e o brincar? Revisão bibliográfica: Diante das evidências da literatura, encontramos posicionamentos a favor da ampliação do Ensino Fundamental de 09 anos, outros se posicionam ao contrário, devido a diminuição do tempo da criança na Educação infantil. No entanto, há estudos que estão além da mera discussão de a favor ou contra, pois preocupam-se com a criança que em ambas as etapas ainda permanecem na infância e que com isso, possui especificidades como a corporeidade e o brincar que são inerentes a sua compleição infantil. Considerações finais: Os achados desse estudo identificam um processo de transição com tensões e rupturas em que a infância é sonegada, sobretudo quando a criança ingressa no 1º ano do Ensino Fundamental, visto que, o brincar torna-se velado e a corporeidade cerceada pelo ensino disciplinante do corpo.

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Como Citar
SilvaL. A. da, GomesC. F., & QuadroC. F. A. (2023). Processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental: a corporeidade e o brincar. Revista Acervo Educacional, 5, e12053. https://doi.org/10.25248/rae.e12053.2023
Seção
Artigos

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