A oferta da educação doméstica na casa do mestre e da família (1830 – 1930)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria José Torres Lima
Silvana Aparecida Bretas

Resumo

Objetivo: Analisar a oferta de ensino anunciada por professores e professoras nos jornais do Estado de Sergipe, cujo local de ensino era a sua própria casa ou a da família do estudante, ao final do Império e início da República. Métodos: Foi realizado um estudo histórico documental, com a análise de jornais disponíveis nos acervos do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE). Neste sentido, os esforços do presente estudo é compreender os processos de modernização através da história da educação doméstica existente e anterior ao sistema escolar que, conforme indica os estudos históricos da educação, se instalou de modo desigual nas diferentes regiões do estado brasileiro. Resultados: Nossa hipótese é que fragilidade e os ensaios de instalação da ordem educativa pública estatal apresentada em Sergipe mantiveram e deram sobrevida à modalidade de educação realizada no espaço privado da casa que, não obstantes de suas profundas transformações, persistem na realidade educacional atual. Conclusão: Concluímos que a educação doméstica participou do jogo político que envolvia os problemas educacionais, parcialmente, ou nada resolvidos desse país, tornando-se assim, um subterfúgio de ensino para a sociedade sergipana.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LimaM. J. T., & BretasS. A. (2023). A oferta da educação doméstica na casa do mestre e da família (1830 – 1930). Revista Acervo Educacional, 5, e12270. https://doi.org/10.25248/rae.e12270.2023
Seção
Artigos

Referências

1. ALMEIDA JRP. História da Instrução Pública no Brasil (1500 – 1889): história e legislação. São Paulo/Brasília. EDUC-INEP, 1989. (Tradução de Antônio Crizzoti).

2. AZEVEDO CB. Rodrigues Dória, Carlos Silveira e a reforma de implantação dos grupos escolares em Sergipe. Revista HISTEDBR [On-line] Campinas, 2009; 37: 134-150.

3. AZEVEDO M. Entroncamentos e entrechoques: vivendo a fé em um mundo plural. SP: Loyola, 1991.

4. BRETAS SA. Ensina-se banca. A oferta e a prática da educação doméstica em Sergipe (1880 a 1960). Relatório de pesquisa jul-2014 a jul-2015.

5. CARVALHO MVC. Moderno, modernidade, modernização: polissemias e pregnâncias. In: GIL, Natália; ZICA, Matheus da Cruz; FARIA FILHO.

6. FAORO R. A república inacabada. Organização e prefácio de Fábio Konder Comparato. São Paulo: Globo, 2012

7. FARIA FILHO LM. Instrução Elementar no século XIX. In: LOPES EMT, et al. In: 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2005; 135-150. (Coleção Historial; 6).

8. HABERMAS J. O discurso filosófico da modernidade. Trad. Luiz Sérgio Repa e Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

9. Jornal do Aracaju, 2 de dezembro de 1881; 220, s/p.

10. LEITE CHF. Teoria, metodologia e possibilidades: os jornais como fonte e objeto de pesquisa histórica. Escritas, Araguaína, 2015; 1(7): 3-17.

11. LIMA, MJ. Ensina-se banca: a oferta de educação doméstica em Sergipe (1880-1930). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2018.

12. NUNES MT. História da educação em Sergipe. Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Sergipe: Universidade Federal de Sergipe. Paz e Terra, 1984.

13. OLIVEIRA DM. Ensino primário em Sergipe na Primeira República. Revista HISTEDBR [online] Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos.../Dilma_Maria_Oliveira_artigo.pdf. Acessado em: 08 de dezembro de 2016.

14. PINHEIRO ACF. Da era das cadeiras isoladas à era dos grupos escolares na Paraíba. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Universidade São Francisco, 2002. (Coleção Educação Contemporânea).

15. SERGIPE (Estado). Lei n. 508 de 16 de Junho de 1858. Collecção de Leis e Resoluções da Assembléa Provincial de Sergipe – 1853 a 1858. Typ. Provincial. No Largo do Palacio. S/d. (pag. 27e 34).

16. RESOLUÇÃO. Resolução de 20 de Abril de 1875.Collecção de Leis e Resoluções da Assembléa Provincial de Sergipe – 1875. Typ. Provincial. S/d. (pag. 24 e 25).

17. SIQUEIRA L. De La Salle a Lancaster: os métodos de ensino na escola de primeiras letras sergipana (1825-1875). São Cristóvão, 2006. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação). PPGED, UFS.

18. VASCONCELOS MCC. A casa e os seus mestres: A educação no Brasil de oitocentos. Rio de Janeiro: Gryphus, 2005.

19. VASCONCELOS MCC. A casa e os seus mestres: a educação doméstica como prática das elites no Brasil de oitocentos. 2004. 2 v.; 336f. Tese (doutorado). Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Educação.