Políticas educacionais inclusivas para idosos em universidades do Centro-Oeste: desafios e possibilidades

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Maria Ivoneide de Lima Brito
Margô Gomes de Oliveira Karnikowski
Juliana Maria Coutinho

Resumo

Objetivo: Verificar a existência de políticas públicas educacionais para idosos nas universidades públicas federais da Região Centro-Oeste, tendo, como case, a UnB, a partir do Programa Universidade do Envelhecer (UniSER – Arte de viver), no transcurso de 2015 a 2020. Métodos: A pesquisa, de abordagem qualitativa e objetivos exploratórios e descritivos, teve, como procedimento de coleta de dados, o levantamento bibliográfico, a análise documental e o questionário encaminhado às universidades estudadas. Resultados: Os dados revelaram que, diante do envelhecimento acelerado da população brasileira, não existem políticas públicas educacionais exclusivas para os idosos em nenhum dos planos de desenvolvimento institucionais analisados, apenas ações pontuais, atinentes aos cursos de saúde e educação. Conclusão: Muitos são os desafios para institucionalizar um espaço educacional a essa população etária, o qual deve ser constituído mediante a formulação e implementação de uma política específica para esse grupo nas universidades públicas federais. Há várias possibilidades no sentido de garantir que esses espaços se constituam nicho profícuo de protagonismo histórico na transformação da realidade do idoso. Assim, a universidade carece fomentar sua função social, visando contemplar a sociedade a quem serve, no que tange ao processo do envelhecimento humano.

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Como Citar
BritoM. I. de L., KarnikowskiM. G. de O., & CoutinhoJ. M. (2023). Políticas educacionais inclusivas para idosos em universidades do Centro-Oeste: desafios e possibilidades. Revista Acervo Educacional, 5, e12329. https://doi.org/10.25248/rae.e12329.2023
Seção
Artigos

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