Sistema de avaliação da educação básica: uma análise estatística para o estado de Pernambuco

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Mickaelle Maria de Almeida Pereira
Lucimário Gois de Oliveira Silva

Resumo

Objetivo: Fazer uma análise estatística descritiva alinhada com uma análise de cluster baseada em séries temporais das notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), anos finais, dos estudantes da rede pública de ensino no estado de Pernambuco, no período de 2005 a 2021. Métodos: Foram calculadas as medidas de dispersão e posição, o coeficiente de correlação de Pearson, posteriormente foi realizada a análise de cluster com o método hierárquico para agrupar as séries temporais das médias das notas, em relação a disciplina de Matemática. Todas as análises foram realizadas no software R. Resultados: As variáveis apresentaram uma forte correlação positiva, entre as notas de Matemática e Língua Portuguesa, com um comportamento crescente entre os anos de 2005 a 2019 e um leve decaimento em 2021 para os 185 municípios do estado de Pernambuco. A análise de cluster separou os municípios em três grupos de acordo com as similaridades da nota em relação a disciplina de Matemática, mostrando os municípios que apresentaram comportamento mais estável e crescente e os municípios que obtinham mais oscilações. Conclusão: Portanto, o estudo disponibiliza informações para examinarem quantitativamente a gestão educacional da rede pública de ensino em Pernambuco a partir da avaliação externa.

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Como Citar
PereiraM. M. de A., & SilvaL. G. de O. (2023). Sistema de avaliação da educação básica: uma análise estatística para o estado de Pernambuco. Revista Acervo Educacional, 5, e12403. https://doi.org/10.25248/rae.e12403.2023
Seção
Artigos

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