Relato de experiência em sala de aula: a importância da matemática problematizada para o aprendizado
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Resumo
Objetivo: Apresentar uma experiência no ensino da matemática por meio do uso da problematização e busca a construção de possíveis articulações que favoreçam o aprendizado. Relato de experiência: Em 2022, foi realizado um projeto nas turmas de primeiro ano de um curso técnico integrado do Instituto Federal Fluminense com o objetivo de potencializar o ensino de Matemática no período pós-pandêmico. Priorizou-se as turmas de primeiro ano, pois ainda teremos essas turmas no Instituto por mais dois anos e pretende-se realizar novos estudos com as mesmas turmas a partir dos resultados deste. Este artigo apresenta uma experiência utilizando Modelagem Matemática de forma problematizada com o objetivo de investigar e analisar as contribuições que tal experiência pode gerar para a aprendizagem do conceito de função. Considerações finais: Por meio das observações, foram analisados os comportamentos e as construções realizadas pelos alunos e tais análises evidenciam que as atividades apresentadas através do uso de modelagem matemática utilizando a matemática problematizada despertam o interesse e a motivação dos alunos e com isso, favorecem o processo de aprendizagem e ainda, favorecem o relacionamento entre aluno- professor, aluno-aluno e aluno-matemática.
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