Relato de experiência em sala de aula: a importância da matemática problematizada para o aprendizado

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Thaís Elisa Abreu Pacheco

Resumo

Objetivo: Apresentar uma experiência no ensino da matemática por meio do uso da problematização e busca a construção de possíveis articulações que favoreçam o aprendizado. Relato de experiência: Em 2022, foi realizado um projeto nas turmas de primeiro ano de um curso técnico integrado do Instituto Federal Fluminense com o objetivo de potencializar o ensino de Matemática no período pós-pandêmico. Priorizou-se as turmas de primeiro ano, pois ainda teremos essas turmas no Instituto por mais dois anos e pretende-se realizar novos estudos com as mesmas turmas a partir dos resultados deste. Este artigo apresenta uma experiência utilizando Modelagem Matemática de forma problematizada com o objetivo de investigar e analisar as contribuições que tal experiência pode gerar para a aprendizagem do conceito de função. Considerações finais: Por meio das observações, foram analisados os comportamentos e as construções realizadas pelos alunos e tais análises evidenciam que as atividades apresentadas através do uso de modelagem matemática utilizando a matemática problematizada despertam o interesse e a motivação dos alunos e com isso, favorecem o processo de aprendizagem e ainda, favorecem o relacionamento entre aluno- professor, aluno-aluno e aluno-matemática.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PachecoT. E. A. (2023). Relato de experiência em sala de aula: a importância da matemática problematizada para o aprendizado. Revista Acervo Educacional, 5, e12511. https://doi.org/10.25248/rae.e12511.2023
Seção
Artigos

Referências

1. BARBOSA JC. Modelagem matemática na sala de aula. Perspectiva, 2003; 27: 65-74.

2. BARBOSA JC. Modelagem matemática: O que é? Por quê? Como? Veritati, 2004; 4: 73-80.

3. BARBOSA JC. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: 24ª RA da ANPED, Caxambu, 2001.

4. BARRETO ACF e ROCHA DS. Covid-19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar, 2020.

5. BIEMBENGUT MS. Modelagem matemática como método de ensino aprendizagem de matemática em cursos de 1º e 2º graus. Dissertação de Mestrado. Rio Claro, Unesp, 1990.

6. BIEMBENGUT, MS. Modelagem matemática & implicações no ensino-aprendizagem de matemática. Blumenau, Furb, 1999.

7. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

8. BURAK D. A modelagem matemática e a sala de aula. In: I encontro paranaense de modelagem em educação matemática – I EPMEM. Londrina, 2004.

9. BURAK D. Formação dos pensamentos algébricos e geométricos: uma experiência com modelagem matemática. Pró-Mat, 1998; 1(1): 32-41.

10. BURAK D. Modelagem matemática: ações e interações no processo de ensino aprendizagem. Tese de Doutorado. Campinas, Unicamp, 1992.

11. BURAK D. Modelagem matemática: uma alternativa para o ensino de matemática na 5ª série. Dissertação de Mestrado. Rio Claro, Unesp, 1987.

12. CALDEIRA AD. A modelagem matemática e suas relações com o currículo. In: IV Conferência nacional sobre modelagem e educação matemática – CNMEM. Feira de Santana: UEFS, 2005.

13. CALDEIRA AD. Modelagem matemática na formação do professor de matemática: desafios e possibilidades. In: ANPED SUL. Curitiba: UFPR, 2004.

14. LUCKESI CC. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª ed. SP: Cortez, 2011.

15. MASCARIN LA. A utilização de atividades lúdicas e exploratórias no ensino e aprendizagem de matemática. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2017.

16. MIGUEL JC. Alfabetização matemática: implicações pedagógicas projeto do Núcleo de Ensino da FFC – UNESP – Marília, 2004.

17. SOARES ES. Ensinar Matemática: desafios e possibilidades. Belo Horizonte, Dimensão, 2009; 9.

18. SOUZA MAT. Matemática em crise: depoimentos de alunos indicam pontos fracos no ensino da disciplina. Revista do professor, 2006; 22(88): 44-45.