Compreendendo o conceito de robótica pedagógica a partir de concepções ligadas à cibernética

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Luso Soares Madureira

Resumo

Objetivo: Compreender de maneira contextualizada, o conceito de robótica pedagógica através de uma reflexão sobre alguns dos principais conceitos ligados ao campo da cibernética. Revisão bibliográfica: A cibernética é a teoria geral que estuda os sistemas que controlam irrestritamente as máquinas. Contudo, por falta de uma perspectiva crítica da realidade, tais estudos têm trilhado caminhos escorregadios e ideológicos. Estes estudos, majoritariamente, têm influenciado a distorção de conceitos ligados a robótica pedagógica, pois dão a entender que o conceito em torno da robótica pedagógica está vinculado apenas a questões funcionais e isto, de maneira sorrateira, tem contribuído para uma distorção do contexto social, no sentido de tentar anular a essência dos homens e de todo o resultado da sua historicidade, comparando-os e colocando-os abaixo das máquinas tecnológicas. Portanto, a partir de algumas discussões, é possível atestar que a robótica pedagógica não se resume a um artefato, pois ela representa um conjunto de processos e procedimentos que utiliza de artefatos robóticos pedagógicos. Considerações finais: Essa perspectiva conceitual sobre a robótica pedagógica é de grande relevância, pois resgata a ressignificação dos papéis e das relações sociais entre o ser humano e os artefatos tecnológicos dentro e fora do ambiente educacional.

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Como Citar
MadureiraL. S. (2023). Compreendendo o conceito de robótica pedagógica a partir de concepções ligadas à cibernética. Revista Acervo Educacional, 5, e12591. https://doi.org/10.25248/rae.e12591.2023
Seção
Artigos

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