Compreendendo o conceito de robótica pedagógica a partir de concepções ligadas à cibernética
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Resumo
Objetivo: Compreender de maneira contextualizada, o conceito de robótica pedagógica através de uma reflexão sobre alguns dos principais conceitos ligados ao campo da cibernética. Revisão bibliográfica: A cibernética é a teoria geral que estuda os sistemas que controlam irrestritamente as máquinas. Contudo, por falta de uma perspectiva crítica da realidade, tais estudos têm trilhado caminhos escorregadios e ideológicos. Estes estudos, majoritariamente, têm influenciado a distorção de conceitos ligados a robótica pedagógica, pois dão a entender que o conceito em torno da robótica pedagógica está vinculado apenas a questões funcionais e isto, de maneira sorrateira, tem contribuído para uma distorção do contexto social, no sentido de tentar anular a essência dos homens e de todo o resultado da sua historicidade, comparando-os e colocando-os abaixo das máquinas tecnológicas. Portanto, a partir de algumas discussões, é possível atestar que a robótica pedagógica não se resume a um artefato, pois ela representa um conjunto de processos e procedimentos que utiliza de artefatos robóticos pedagógicos. Considerações finais: Essa perspectiva conceitual sobre a robótica pedagógica é de grande relevância, pois resgata a ressignificação dos papéis e das relações sociais entre o ser humano e os artefatos tecnológicos dentro e fora do ambiente educacional.
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